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Professoras da rede iniciam curso sobre Educação das Relações Étnico-Raciais

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Teve início em setembro, o curso de extensão sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal do Paraná. Sete professoras da rede municipal de Curitiba, indicadas pelo SISMMAC, participam do curso que tem como objetivo qualificar a atuação dos trabalhadores da educação na promoção da igualdade racial em sala de aula.

O curso é composto por 11 módulos, que abordam a história da escravidão e da presença dos negros no Brasil e propõem reflexões antropológicas sobre as relações raciais no país e discussões sobre literatura e artes africanas e afro-brasileiras.

Além da formação teórica, o curso também propõe a elaboração de projetos para a inclusão de história e cultura Afro-Brasileira no currículo das unidades escolares. Para a professora Simoni Aparecida Molena Paiva, da Escola Municipal Newton Borges dos Reis, esse acompanhamento sistemático oferecido pelo curso é fundamental na elaboração de projetos que permitam trabalhar essa temática na escola. “O que nós mais precisamos é de conhecimento sobre o assunto e sobre como desenvolver a temática na escola. Com o curso, teremos acesso aos conteúdos que são necessários e também teremos suporte para elaborarmos um projeto que será desenvolvido na escola”, conta.

Simoni trabalha como agente de leitura na biblioteca da escola e conta que se surpreendeu com a qualidade das aulas e dos conteúdos ministrados no curso. “Estou gostando muito. Cada módulo traz muitas informações que eu não conhecia e que contribuem com o trabalho que realizamos em sala”.

Essa também é a avaliação da professora Paola Valentin, da Escola Municipal Jardim Europa. “O curso é maravilhoso. Os professores são atenciosos e se preocupam, enquanto estudiosos do assunto, em garantir formação adequada para qum está na escola possa trabalhar essa temática em sala de aula”, explica.

Para Paola, o curso de extensão também preenche a lacuna que existe na rede municipal quanto ao suporte oferecido para o desenvolvimento de projetos na escola. “A Prefeitura manda bastante material, as bibliotecas estão cheias, mas falta ter uma equipe para a questão étnico-racial, que acompanhe o desenvolvimento do trabalho nas escolas e faça reunião por níveis”, avalia.

Étnico-racial em pauta
A inclusão da temática étnico-racial nas escolas da rede faz parte da Pauta de Reivindicações do Magistério. O item 61 reivindica que, além de efetivar a proposta curricular referente às culturas afro-brasileira e indígena (como determina a legislação), a Prefeitura também proporcione encontros de planejamento e avaliação semestrais com os integrantes das comissões de diversidade étnico-raciais das escolas da rede e garanta reuniões trimestrais dessas comissões e das comissões com o colegiado da escola nos seus locais de trabalho.

Confira abaixo o folder que explica os objetivos e o currículo do curso: 

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