O poeta Mário Quintana dizia que apesar do nome pequeno, composto por apenas três letras, mães são seres capazes de um amor que não conhece limites. Nesse dia, o SISMMAC quer homenagear, em especial, as mulheres que não se contentam em amar e educar apenas os seus próprios filhos e que dedicam toda a vida à missão de ensinar e formar também as filhas e filhos de outros trabalhadores.
Conciliar a educação dos próprios filhos e o trabalho de professora, às vezes, impõe conflitos e exige sacrifícios. Mas, mesmo diante de todas as dificuldades pelas quais passam no trabalho, mesmo mal remuneradas e desvalorizadas em sua profissão, essas mulheres tratam com carinho seus alunos, educando-os para enfrentar um mundo tão deseducado e injusto.
Dedicamos esse dia às nossas mães professoras, que transformam o carinho que sentem em combustível para seguir construindo, em seu cotidiano, a luta incansável em defesa da educação e do futuro de nossas crianças. Professora, você é inúmeras vezes mãe, todos os dias!