• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Presidente do ICS nega problemas, mas não apresenta documentos

Presidente do ICS nega problemas, mas não apresenta documentos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na foto, José Lupion Neto em reunião com servidores realizada em 5 de novembro de 2009

Em reunião do Conselho de Administração do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) realizada em 23 de julho, após mais de três meses sem reunião, o presidente do instituto José Lupion Neto voltou a negar que haja problemas financeiros. Por outro lado, ele não apresentou nenhum documento que pudesse comprovar seus argumentos e admitiu ter recebido a visita de fiscais da Agência Nacional de Saúde.

Informações veiculadas pela imprensa e publicadas no site da Agência Nacional Saúde (ANS), por meio da resolução operacional 850, dão conta de que o instituto está sob acompanhamento de uma direção fiscal devido “anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde”.

Segundo o representante dos servidores no conselho, Marcos Alves Pereira, a posição de Lupion Neto é contraditória. “Ao mesmo tempo que a direção do ICS se nega a admitir a existência de déficit na contas, volta a sinalizar a necessidade de aumento de desconto para o servidor ou mesmo o corte de benefícios”, afirma.

Durante a reunião o presidente do ICS chegou a cogitar a possibilidade de aumentar a alíquota paga pelos servidores, de cobrar por internamentos e cortar alguns benefícios da categoria. Porém, cálculos atuariais e outras informações não foram apresentadas.

A direção do ICS assumiu o compromisso de repassar aos membros do conselho os documentos referentes ao processo da ANS. A próxima reunião do conselho de administração do ICS ocorre no dia 26 de agosto.

Preocupada com o que vem acontecendo e com a falta de transparência no ICS, a diretoria do Sismuc e do Sismmac solicitaram uma audiência com o prefeito Luciano Ducci, o secretário de RH Paulo Schimidt, o procurador do município Eraldo Kuster e o presidente do ICS para o próximo dia 27. O objetivo é cobrar explicações sobre o problema e o atendimento de reivindicações da categoria. Posição histórica dos sindicatos e dos trabalhadores defende a gratuidade do instituto, a sua transformação em autarquia, a transparência nas contas e gestão e a mudança do modelo de administração para torná-lo democrático.

Fonte: Sismuc
Foto: Sismmac

Posts Relacionados