No início da semana, a Prefeitura orientou as escolas de 6º ao 9º ano a aplicar a Instrução Normativa nº001/2012 da SGED/SME, que retira o dia sem vínculo dos professores das séries finais do ensino fundamental. Entretanto, após sentir o tamanho da indignação da categoria, a administração municipal reviu a decisão.
Na tarde desta quarta-feira (06), o Sindicato entrou em contato com a administração para defender a posição das professoras e professores do 6º ao 9º ano. Em conversa com a direção do SISMMAC, a secretária Municipal de Educação, Roberlayne Roballo, afirmou que vai orientar as direções das escolas a manter a composição da jornada de trabalho que já ocorria em 2012, enquanto não for discutido com o conjunto da categoria a implementação da hora-aula. A orientação deve chegar por escrito para as escolas até amanhã, dia 07 de fevereiro.
A notícia da suspensão do dia sem vínculo surpreendeu a todos. Isso porque contradiz o que a Prefeitura havia acordado com a direção do Sindicato desde dezembro de 2012. Nas três últimas reuniões que a direção do SISMMAC teve com a nova administração, os representantes da Prefeitura manifestaram o interesse em não mexer no direito dos professores e de manter o dia sem vínculo.
A categoria não concordou com a imposição da administração e se colocou em movimento para discutir o que poderia ser feito. É de fundamental importância que nos mantenhamos atentos às ações da Prefeitura. Mobilizados e unidos somos mais fortes!