Após quase um mês do pedido de esclarecimento do Sindicato e da realização da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), a Prefeitura confirma que o termo que falava que qualquer acidente durante a SEP não seria de responsabilidade do município não tem validade. E que mesmo as professoras e professores que assinalaram o item no ato da inscrição também o terão desconsiderado.
Como a participação na atividade não é voluntária e faz parte do nosso trabalho, constar na ficha de inscrição que “caso o servidor venha a envolver-se em algum acidente no turno do evento não será considerado como acidente de trabalho” é absurdo. E essa não é a primeira vez que os profissionais do magistério encontram esse termo no formulário online, ano passado também era necessário concordar com essas condições para finalizar a inscrição.
Em 2014, após cobrança do Sindicato, a administração municipal retirou essa informação do formulário. Porém, o que exigimos é que esse erro não aconteça mais e que a ficha de inscrição seja corrigida para evitar confusões ou problemas para as trabalhadoras da educação.
Ainda nessa resposta, a Coordenadoria de Formação Continuada informou que o Instituto Curitiba de Informática (ICI) tem trabalhado para que esse erro não ocorra mais e, de acordo com eles, a partir dessa semana esse problema não deve mais existir. A explicação da Prefeitura é que o sistema também é utilizado para inscrição em outros cursos fora da jornada de trabalho e que não têm vínculo com a PMC, com isso, ele não entende que a SEP faz parte do nosso trabalho.
Agora, esperamos que o ICI tenha resolvido mesmo os erros e na próxima inscrição para SEP não conste que a Prefeitura não é responsável caso haja algum acidente no evento.
Confira a resposta completa da Prefeitura aqui.