• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Prefeitura impõe funcionamento de bibliotecas sem a presença de um professor responsável

Prefeitura impõe funcionamento de bibliotecas sem a presença de um professor responsável

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
ilustra_farois

No início deste ano letivo, muitas bibliotecas e Faróis do Saber ficaram fechados porque a Prefeitura se negou a abrir vaga RIT para agentes de leitura. Após as primeiras semanas de aula, a administração encaminhou a abertura de alguns Faróis do Saber, entretanto, as direções das escolas receberam um comunicado por email, no qual a PMC impõe que as bibliotecas estejam abertas, mesmo sem a presença de um professor responsável.

No documento, a Prefeitura repassa a responsabilidade de abrir as bibliotecas e garantir a preservação do acervo às direções das escolas, impondo uma sobrecarga de trabalho a esses professores. Em muitas unidades escolares, a biblioteca é o único espaço da escola para além das salas de aula para realizar atividades com os alunos.

Ao mesmo tempo em que faz propaganda da reforma dos faróis, da construção de novos CMEIs e do novo Plano de Carreira do magistério, a Prefeitura economiza ao não contratar professores para fazer RIT e precariza as condições de ensino nas escolas, diminuindo as oportunidades de aprendizado das nossas crianças.

As propostas de encaminhamento que constam no comunicado enviado pela Prefeitura não condizem com a realidade da escola, devido à falta de profissionais do magistério nas unidades. As professoras e professores da rede exigem abertura imediata de RITs para que o problema seja resolvido de forma imediata e reivindica a realização de novo concurso público para docência I ainda no primeiro semestre de 2015.

Não admitiremos nenhum direito a menos! Rumo a novas conquistas!
 

Posts Relacionados