A pressão do magistério fez com a Prefeitura agilizasse a contratação de mais professores do concurso de Docência II, que vence agora no início do mês de março.
Na última quarta-feira (20), foi divulgada a reunião de nomeação de 26 profissionais que já haviam sido convocados e aguardavam apenas esse passo para assumir uma vaga na rede. São cinco professores das áreas de Ciências, oito de Educação Artística, três de Geografia, seis de Educação Física e quatro de Inglês.
A administração também publicou nesta sexta-feira (22) o edital de convocação de 39 novos professores. São 28 profissionais de Educação Física e quatro de Língua Portuguesa, aprovados no concurso de 2010, e sete professores do concurso de 2012.
Com as contratações realizadas até agora, a Prefeitura dá o primeiro passo no sentido de melhorar as condições de trabalho do magistério de Curitiba. Entretanto, o número ainda está aquém do necessário para garantir os 33,33% de hora-atividade em todas as unidades de ensino.
Ainda há cerca de 350 professores de Docência II que precisam ser nomeados até o início de março, antes que o concurso de 2010 expire. O edital desse processo seletivo, feito pela administração sem sequer consultar o magistério, prevê uma validade menor do que a usual. Ao invés de se estender por dois anos prorrogáveis por mais dois, como é de costume, o edital prevê validade de apenas um ano, prorrogável pelo mesmo período.
É tarefa do magistério continuar fazendo pressão para que sejam contratados mais professores, tanto para atender os 33,33% de hora-atividade, quanto para possibilitar que as demais reivindicações da categoria sejam atendidas. O primeiro passo é lutar para que os professores que já estão aprovados nos concursos sejam contatados o quanto antes.
Além de lutar pela contratação de mais professores de Docência II antes que se encerre a validade do concurso, devemos fazer pressão para que o ritmo da nomeação dos professores de Docência I também seja acelerado. A Prefeitura ainda deve contratar os mais de 200 professores que aguardam nomeação do concurso realizado no primeiro semestre de 2012. Além deles, há também mais de 1.400 profissionais aprovados no concurso feito em setembro.