O magistério de Curitiba tem até o dia 14 de setembro para eleger, em seus locais de trabalho, os delegados que representarão a categoria no X Congresso do SISMMAC. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, é o espaço no qual o magistério decide quais são as prioridades, princípios e bandeiras do Sindicato para o restante da gestão. Neste ano, além de ajudar a elaborar o programa de trabalho da direção do SISMMAC, o magistério também irá decidir se o Sindicato deve ou não permanecer filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Se a sua escola ainda não elegeu representantes para o X Congresso do SISMMAC, fique atento aos prazos! A eleição dos delegados pode ser feita no horário do intervalo ou então no final do período letivo. Reúna todos os profissionais do magistério para debater o tema do Congresso e escolher quem representará a unidade no Congresso.
O nome dos delegados e dos suplentes eleitos deve ser anotado na Ata de Eleição, documento que precisa ser entregue, junto com a Ficha de Inscrição, na sede do SISMMAC ou a um membro da direção do Sindicato no próprio local de trabalho, mediante protocolo de entrega, até o dia 21 de setembro.
Quantos delegados cada unidade pode eleger?
Para que as decisões do Congresso representem, de fato, a posição do conjunto do magistério, cada unidade deve eleger o número máximo de delegados que tem direito. Esse número leva em consideração o total de profissionais do quadro próprio do magistério em cada local de trabalho.
• Unidades com até 20 Profissionais do Magistério podem eleger até 2 delegados;
• Unidades com 21 a 50 Profissionais do Magistério podem eleger até 4 delegados;
• Unidades com 51 a 80 Profissionais do Magistério podem eleger até 5 delegados;
• Unidades com mais de 80 Profissionais do Magistério podem eleger 5 delegados e mais 1 delegado a cada 20 trabalhadores que excedam os 80.