• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Plano de Carreira da Educação Infantil é aprovado

Plano de Carreira da Educação Infantil é aprovado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20141202educadoras

O Plano de Carreira das educadoras e educadores do município foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (1). Com a reformulação do Plano de Carreira, as educadoras passam a ser professoras de Educação Infantil e conquistam alguns avanços no que diz respeito a equiparação com as professoras e professores da rede. Uma das consequências positivas dessa equiparação é que a categoria terá direito à aposentadoria especial, com 25 anos de serviço, como já acontece com o magistério.

As professoras e professores de Educação Infantil marcaram presença na Câmara de Vereadores na manhã de segunda (1) e terça-feira (2), quando ocorreu a votação em segundo turno. A direção do SISMMAC também participou desse importante passo dado pelas educadoras e educadores do município. A lei deve ser sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet antes do recesso.

Entretanto, algumas reivindicações importantes ficaram de fora. Entre elas está a isonomia salarial entre profissional do magistério e professor da Educação Infantil e também a garantia dos 33,3% de hora-atividade.

Atualmente, as professoras de Educação Infantil recebem um salário que é 40% menor do que o do professor. A jornada de trabalho também é diferente, enquanto os profissionais do magistério prestam concurso para 20 horas, as professoras de Educação Infantil entram na rede com uma jornada de 40 horas.

É inegável que o novo Plano de Carreira e a mudança na nomenclatura são vitórias importantes para a categoria. Porém, não há dúvidas de que ainda há muita luta pela frente para garantir as reivindicações que não foram contempladas nem na negociação com a administração municipal nem na discussão do projeto de lei em conjunto com os vereadores. Somos todos professores!

Posts Relacionados