Plano de Aula: conhecendo o direito das crianças

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20210517_planodeaula

O Coletivo de Professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Curitiba retomou a iniciativa de compartilhar planos de aula com o restante da categoria, com o objetivo de trocar experiências e ideias daquilo que pode ser trabalhado com os alunos e também como uma forma de conectar a categoria nesse momento da pandemia.

#@arq1817@#O primeiro plano de aula compartilhado em 2021 é fruto do trabalho da professora Nayara Corrêa, da Escola Municipal Jardim Europa. A proposta foi aplicada com os estudantes do 2o ano e está dentro da temática de Direitos Humanos.

Neste plano, o objetivo colocado pela professora Nayara é proporcionar um espaço de conhecimento sobre os direitos das crianças e as legislações que amparam esses direitos, a partir da leitura do livro Malala – a menina que queria ir para a escola. A proposta foi construída a partir do eixo: jogos e brincadeiras.

O ponto de partida do livro é importante porque no país da Malala, o Paquistão, as meninas, muitas vezes tem o acesso negado à educação, o que não acontece para os meninos. É importante problematizar essa questão com as crianças, falar que muitos dos direitos que existem não saem do papel, seja no Brasil ou em outros países, e que muito ainda precisa ser feito para que direitos como a educação, lazer e alimentação sejam garantidos para todos.

Para além da legislação brasileira, como a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a ideia é que as crianças saibam da existência de outras culturas, da legislação de outros países, e que muitas vezes impactam no acesso aos direitos, por meio da localização geográfica e de brincadeiras típicas desses locais.

Compartilhe o seu plano de aula!

Esse grupo de professores tem discutido a Educação Física da perspectiva escolar com um maior aprofundamento e teve a iniciativa de começar a compartilhar relatos de experiência e planos de aula em 2020. Esses relatos são disponibilizados no site do SISMMAC, para que, juntos, possamos criar um dossiê que possa ser consultado por todos.

Mande o seu plano de aula ou o seu relato de experiência para o e-mail: [email protected] e venha contribuir com a construção do dossiê sobre educação física escolar!

Posts Relacionados