• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Piso nacional é sancionado e vale a partir de 2009

Piso nacional é sancionado e vale a partir de 2009

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A lei que cria o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da educação pública básica de R$ 950 foi sancionada com veto pelo presidente Lula, em solenidade realizada em 16 de julho, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O veto se refere à retroatividade, ou seja, o piso começará a valer só a partir de janeiro de 2009 e o reajuste será sobre os R$ 950.

Para o magistério municipal de Curitiba a lei amplia para 30% a hora-atividade.

Às vésperas da lei ser sancionada, o piso nacional foi alvejado pelo Conselho nacional de Secretários da Educação (Consed). Os secretários apresentaram documento pedindo o veto integral ao projeto.

Eles igornaram que a proposta foi amplamente debatida no Congresso Nacional com a participação de todos os partidos. O piso nacional dos professores tornou-se unanimidade.

Outras propostas
Lula sancionou também leis que criam 49 mil cargos para universidades federais e escolas técnicas, a maior parte deles para contratação de professores e outra lei que prevê a integração da educação profissional e tecnológica à educação básica.

O presidente aproveitou ainda para encaminhar ao Congresso dois projetos de lei. Um cria 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets) e o segundo cria a Universidade Fronteira do Sul – a UFFS.

Na opinião do ministro da Educação, Fernando Haddad, a implantação de mais vagas nas universidades federais públicas e nos Ifets ajudará na formação de professores nos cursos de licenciatura, além de garantir a formação do magistério com mais qualidade”, finalizou.

Com informações da CNTE

Posts Relacionados