• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Perto de completar 10 anos, PCCS corre riscos

Perto de completar 10 anos, PCCS corre riscos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
pccs-2001

No próximo dia 28 de junho serão completados dez anos do atual Plano de Carreiras do magistério. Ele resultou de uma luta de dez anos efetivada pelo Sismmac. Desde 1991, quando Jaime Lerner extinguiu o Estatuto Azul, o primeiro plano de carreiras da categoria.

Quando o atual plano era discutido na Câmara Municipal, os professores se mobilizaram. Fizeram manifestações ,em frente à Prefeitura de Curitiba e no legislativo.

Não foi o plano ideal, mas era um grande avanço para o que se tinha na época.

Nos anos seguintes, a luta do magistério melhorou muito o PCCS. Além do vale-transporte, foi conquistada a equiparação salarial entre as docências. O reenquadramento da Docência II corrigiu sérias distorções. E é preciso avançar mais.

A ameaça Publix
Neste ano, a PMC contratou o Instituto Publix para rever os Planos de Carreiras dos servidores. Esta é uma empresa de consultoria que já atuou em diversos Estados, sempre para governos neoliberais, contrários aos direitos de servidores.

Em Minas Gerais, por exemplo, as carreiras foram achatadas. A remuneração passou a se chamar subsídio, incorporando diversas gratificações, com de Educação Especial, por exemplo, que acabou eliminada.

Nos próximos dias, o Publix deve apresentar seu relatório. Ninguém sabe o que pode vir por aí. Podem quere mexer nos nossos direitos, como a licença-prêmio e outros direitos.

Fique alerta! Precisamos estar prontos para defender nosso plano de carreiras.

Posts Relacionados