• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Percurso Afro-Curitibano destacou a presença negra na história e identidade da capital paranaense

Percurso Afro-Curitibano destacou a presença negra na história e identidade da capital paranaense

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
percurso-afro-nov2024 (1)

 

No último sábado (16), dezenas de pessoas participaram da nova edição do Percurso Afro-Curitibano, uma atividade que trouxe à tona histórias sobre a presença negra que, apesar do papel fundamental na construção da capital paranaense, muitas vezes continua invisibilizada. 

Organizado pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC), pelo Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT) e diversas organizações, a atividade foi um momento de aprendizado, celebração e reflexão sobre as origens, muitas vezes desconhecidas, de importantes marcos na cidade.

A caminhada percorreu cerca de 1,5 km, passando por locais que testemunham a luta, a resistência e a construção simbólica e material da cidade. Ao longo de duas horas, os participantes foram apresentados a monumentos, arquiteturas e pontos históricos que revelam aspectos muitas vezes desconhecidos pela maioria da população.

 

Curitiba e a riqueza de sua herança afrodescendente

Curitiba é a capital da região sul do Brasil com o maior percentual de pessoas negras, mas essa característica frequentemente é ofuscada por uma narrativa de “europeização” promovida pelas elites locais. Com o Percurso Afro-Curitibano, o SISMMAC e as demais entidades organizadoras resgatam parte dessa memória, mostrando que a herança africana pulsa na identidade da cidade e precisa ser valorizada.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados