• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Penúltima reunião do Coletivo de Aposentadas e Aposentados destaca compromisso do sindicato com a igualdade e o bem-estar

Penúltima reunião do Coletivo de Aposentadas e Aposentados destaca compromisso do sindicato com a igualdade e o bem-estar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
sismmac-coletivo-aposentados-nov2023-reuniao

Em sua penúltima reunião do ano, realizada no dia 22, o Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC abordou dois temas muito importantes: a luta antirracista e a qualidade de vida das pessoas com 60+.

 

Enfrentando o racismo em todos os espaços

A reunião destacou a importância do Mês da Consciência Negra, com ênfase na ideia de que adotar uma postura antirracista deve ser um compromisso de todas e de todos. As participantes discutiram como levar políticas antirracistas aos diversos espaços do sindicato, incluindo para o Coletivo de Aposentadas e Aposentados.

A direção do SISMMAC reforçou a necessidade de solidificar a ideia de que a luta pela igualdade racial deve estar presente no âmbito educacional e em todos os setores da sociedade.

 

Promovendo qualidade de vida na aposentadoria

A reunião também contou com a presença da professora Sandra Lenara, que discutiu a importância de fomentar ações para promover qualidade a vida das pessoas idosas, focando na longevidade. Ela também ressaltou a importância da atividade física e de uma boa alimentação.

A política da gestão Greca e Pimentel, que de taxa em 14% as aposentadorias das servidoras dos servidores de Curitiba, também foi bastante criticada, especialmente por se tratar de um momento em que mais se necessita de recursos para manter uma vida digna.

 

Debate sobre políticas públicas

A reunião também contou com a presença da vereadora Giorgia Prates, que participou do debate sobre políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. Para avançar nesse diálogo, ficou agendada uma reunião com a vereadora para o dia 28 de novembro, quando uma comissão do Coletivo de Aposentadas e Aposentados tratará sobre essas questões que afetam as servidoras e os servidores aposentados do município.

 

Posts Relacionados