Nos últimos dias, o SISMMAC vem recebendo denúncias de que está havendo forte pressão dos Núcleos da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as pedagogas e os pedagogos terminarem a inclusão de Avaliações Individuais de Aprendizagem (Avalia) no Sere, que é o Sistema de Registro Escolar, até sexta-feira (22).
O problema é que segundo as profissionais, o sistema está sobrecarregado, chegando a levar de 10 a 15 minutos para inclusão de cada aluno. Essa lentidão absurda impossibilita que a tarefa seja concluída dentro desse prazo estabelecido pela SME.
Segundo relatos, há muitas pedagogas que estão se submetendo à pressão para cumprir com essa tarefa em casa, fora do horário de trabalho.
Para a direção do SISMMAC, isso é um problema de gestão de sistema e o atraso não é culpa dos profissionais. Por isso, ninguém tem obrigação de cumprir tarefas fora do horário de trabalho. A SME precisa dar as condições materiais e estruturais para que as tarefas possam ser cumpridas no horário de trabalho.
O sindicato orienta que as tarefas sejam realizadas apenas no horário de trabalho, e qualquer tarefa cumprida fora do horário deve ser registrada em folha ponto, porque pode gerar hora-extras e adicionais, a depender da situação.
Esta é mais uma situação causada também pela falta de planejamento da SME e da Gestão de Pessoal, que estão desde 2011 sem realizar mudança de área e sem contratar mais profissionais da área. Isso fez com que o quadro de pedagogas ficasse insuficiente para as demandas, sobrecarregando toda a rede.
Diante de tudo isso, o SISMMAC reforça que as pedagogas não são obrigadas a dar conta dentro do prazo estabelecido, se o Sistema de Registro apresenta instabilidade.
Pressão do SISMMAC
Desde que assumiu a gestão do SISMMAC, em dezembro de 2021, a atual diretoria do sindicato tem pressionado a gestão Greca/Pimentel pela abertura de concurso para a contratação de pedagogas e pedagogos, além da realização do procedimento para mudança de área de atuação (são já 12 anos de defasagem).
Nas últimas reuniões de negociação entre o SISMMAC e a SME e a SMAP, os representantes da Prefeitura confirmaram a realização do procedimento de mudança de área de atuação após o chamamento de novas professoras e professores aprovados em concurso. Segundo comunicado da SME às chefias de Núcleo, esse chamamento ocorrerá já no começo do próximo ano, entre os dias 29 de janeiro e 8 de fevereiro, quando serão ocupadas mais 753 vagas no magistério (além das mais 500 que já foram ocupadas neste ano).
Ao se confirmarem, serão grandes vitórias do magistério, resultado das grandes lutas que nossa categoria vem travando neste último período.
Fonte: Sismmac