No domingo, 1º de maio, é comemorado o Dia Internacional do/a Trabalhador/a. Mais do que um dia de descanso, é uma data para se celebrar a luta dos trabalhadores de todo o mundo na defesa dos seus direitos.
Afinal, a data é adotada em memória dos trabalhadores que lideraram uma greve em 1886, em Chicago, EUA. Clique aqui para conhecer a história.
Para celebrar a data, em Curitiba serão realizadas atividades no sábado, dia 30 de abril, no bairro Fazendinha. Manifestações semelhantes serão organizadas pela CUT em todas as regiões do estado.
Os eventos são promovidos pela CUT-PR em conjunto com a Coordenação de Movimentos Sociais, UPE (União Paranaense dos Estudantes), Pastorais Sociais, Consulta Popular, Assembleia Popular, Movimento dos Sem Terra, Comunidades Eclesiais de Base e MPL (Movimento Passe Livre).
Antecipar as atividades do dia 1º para o sábado, dia 30, foi necessário para reunir o maior número de movimentos sociais e populares em torno de uma grande manifestação.
O local escolhido foi o Bosque Cambuí, no bairro Fazendinha, em Curitiba.
Antes, porém, está prevista uma caminhada que sai da Paróquia Santa Amélia, às 15 horas, em direção ao Cambuí. Será uma passeata para protestar pela liberdade e autonomia sindical, redução da jornada de trabalho, fim da miséria e da pobreza, contra a exploração desenfreada dos trabalhadores e pelo fim do imposto sindical, entre outros.
Toda a comunidade local está convidada a participar. Vamos tomar as ruas para mostrar nossa indignação com o modelo de sociedade excludente a qual estamos sujeitos.
Ao chegar no Bosque Cambuí, haverá manifestação política e ecumênica, seguida da apresentação do grupo musical “Viola e Cantoria”. As crianças poderão se divertir com um parque infantil, brinquedos infláveis e distribuição de pipoca.
Também vai ter Feira da Economia Solidária, onde uma outra economia, social e responsável, vai acontecer e demonstrar a todos que outro modelo de sociedade, mais justa e igualitária, é possível e urgente.
Programação do dia 30 de abril
14 horas: Acolhida na Paróquia Santa Amélia, à Rua Alcir Martins Bastos, s/n, próximo à Unidade de Saúde, no Fazendinha.
15 horas: caminhada até o Parque Cambuí. Concentração na frente ao terminal de ônibus do Fazendinha.
16 horas: Manifestação Política e Ecumênica
17 horas: Apresentação Show Musical com o Grupo Viola e Cantoria
*No local haverá brinquedos infláveis e feira da economia solidária