A assembleia realizada nesta segunda-feira (1º), a partir das 17h30, marcou a posse da nova diretoria do SISMMAC. A chapa “Novos Rumos – A Alternativa de Luta”, eleita em junho deste ano com quase dois mil votos, assume a direção da entidade, com mandato até 2014.
Durante a assembleia, que contou com a participação de professoras e professores da base, aposentadas e de representantes de outras entidades de classe, os membros da nova diretoria apresentaram seus princípios políticos e a forma de funcionamento da gestão.
Diretoria Colegiada
A gestão “Novos Rumos – A Alternativa de Luta” se propõe a funcionar como uma diretoria colegiada, em que os 28 membros que compõem a chapa debatem coletivamente e executam a política aprovada nos espaços de deliberação da categoria, como assembleias e reuniões do Conselho de Representantes.
Na gestão anterior do SISMMAC, a diretoria executiva se reunia semanalmente e a diretoria ampliada se encontrava apenas uma vez por mês. Essa forma de funcionamento impossibilitava que os diretores do Sindicato que permaneciam em sala de aula, sem liberação, tivessem uma participação ativa nos rumos da entidade e construíssem uma ponte entre o SISMMAC e as escolas.
Diferentemente de outras gestões do SISMMAC – que distanciavam a parte da diretoria que fica liberada daquela que continua nas escolas – a Novos Rumos pretende conduzir o SISMMAC com a participação de toda a diretoria eleita e dos professores da base que também estiverem dispostos.
Para isso, serão realizadas reuniões semanais, abertas para todos os professores e profesoras, visando unir nossa categoria, discutir os problemas que afetam nosso trabalho e propor ações de mobilização e de formação.
O SISMMAC conta, hoje, com sete professores liberados, que foram escolhidos dentre os 28 que compôem a chapa, conforme foi diivulgado no material de apresentação. Essas liberações – que são asseguradas por meio de um acordo verbal com a prefeitura – serão utilizadas para intensificar o trabalho de visitas às escolas, aumentar o número de sindicalizados e de representantes sindicais e para informar e mobilizar a categoria.
Princípios e compromissos da nova diretoria
Durante a cerimônia de posse, a nova diretoria do SISMMAC reafirmou seu compromisso de estar mais presente nas escolas para ouvir, denunciar e organizar o enfrentamento, junto com as professoras e professores, dos problemas vividos no local de trabalho.
A retomada do trabalho de base, entendida como tarefa prioritária por essa nova gestão, tem como objetivo resgatar a participação política e a mobilização da categoria. A luta do conjunto do magistério municipal é condição essencial para que a categoria conquiste avanços nas principais pautas que se apresentam para este ano: defesa do Instituto Curitiba de Saúde (ICS); luta pela correção das distorções da carreira e pela valorização do tempo de serviço; implantação da hora-atividade de 33,3% prevista na Lei do Piso e para que a proposta de reforma do plano de carreira apresentada pela prefeitura resulte em melhores condições de trabalho e valorização da categoria.
A gestão Novos Rumos acredita que só a ação isolada da direção do sindicato não traz ganhos para as professoras e professores e por isso se compromete a promover discussões, debates, formações e demais atividades necessárias à construção da mobilização do conjunto da categoria – e não apenas do Sindicato. Na avaliação da diretoria, ou o sindicato se compromete a construir essa ligação direta com a base que representa, ou será mais um espaço burocratizado que só serve aos interesses pessoais de quem o ocupa.