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Profissionais do AEE definem questionamentos sobre atendimento online

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Na
última quinta-feira (23), a direção do SISMMAC e 
as
professoras que atuam na função do Atendimento Educacional
Especializado (AEE) em Centros Municipais de Atendimento Educacional
Especializado (CMAEEs) e em Salas de Recursos (multifuncional, de
aprendizagem e altas habilidades/ superdotação) 
realizaram
uma reunião virtual para analisar o documento orientador da
Prefeitura sobre atendimento online.

O
documento da Prefeitura define o início do atendimento online do AEE
para o dia 29 de julho. Os atendimentos, que estavam suspensos desde
março devido à pandemia do novo Coronavírus, 
serão
individuais, por meio da plataforma Google Meet.

A
administração não consultou os profissionais que atuam na função
do atendimento especializado para formular o documento orientador.
Não houve diálogo para que as orientações fossem construídas de
forma coletiva, levando em consideração a realidade das professoras
e das famílias dos alunos atendidos. Por isso, além de identificar
os problemas 
nas
orientações da Prefeitura, as profissionais prepararam junto com o
Sindicato uma série de questionamentos em um ofício, que foi
enviado nesta sexta-feira (24).

Um
dos principais questionamentos enviados à Secretaria Municipal de
Educação (SME) é em relação à formação e suporte técnico aos
profissionais do atendimento especializado. Durante o período de
suspensão de atividades, a Prefeitura não realizou momentos de
formação
para que as professoras estivessem devidamente amparadas
para fazer o atendimento online, além de não descrever nenhum tipo
de suporte técnico no documento orientador, tanto para os
profissionais quanto para a família dos alunos que também poderão
enfrentar dificuldades.

Outro
ponto importante que foi questionado no ofício é o número de
atendimentos por período
. De acordo com o documento, haverá até
cinco atendimentos por período, o que equivale a 200 minutos para
cada período.
Essa
lógica, claramente fora da realidade nessa situação de atendimento
virtual, não leva em conta o tempo necessário para a organização
do profissional entre cada aluno e os possíveis problemas no uso da
tecnologia que 
os
profissionais
e fam
ílias
atendidas 
terão.

A
análise da Prefeitura da situação de cada profissional também é
um ponto necessário que foi apontado no ofício. Muitos profissionais que atuam na função do atendimento especializado têm filhos
pequenos
e devem dividir a atenção e o cuidado com um atendimento
online em tempo real, sem a possibilidade de realizar esse
atendimento remoto de outra forma.

A
direção do SISMMAC também reforça no ofício a necessidade da
retomada dos contratos de RIT, que foram cortados destes professores
durante a suspensão das atividades presenciais.

#@vej3@# Para
discutir todos esses pontos, a direção do Sindicato solicita uma
reunião com a SME, mesmo que seja por uma plataforma virtual.
Confira
o
ofício com 
todos
os questionamentos formulados pela direção
e
pelas profissionais do atendimento especializado no box ao lado.

Juntos
somos mais fortes!

Com
a formulação desse ofício por meio do diálogo e debates com os
profissionais do atendimento especializado, reforçamos a importância
da categoria sempre buscar o Sindicato para discutir e construir
coletivamente as demandas e questionamentos necessários para
garantir os diretos e condições de trabalho da categoria. Firmes!

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