• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Nota de solidariedade às educadoras e aos educadores da rede estadual paranaense, contra a privatização das escolas públicas

Nota de solidariedade às educadoras e aos educadores da rede estadual paranaense, contra a privatização das escolas públicas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Rede-Social-Luto-05 (2)

O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) manifesta seu total apoio e solidariedade às educadoras e aos educadores da rede estadual do Paraná, que estão em luta e entrarão em greve a partir do dia 3 de junho contra o projeto do governo Ratinho Junior, que pretende privatizar 200 escolas públicas do estado.

Este projeto é um completo absurdo, pois representa uma forma escandalosa de transferir recursos públicos para grupos empresariais. Recursos esses que deveriam ser aplicados diretamente na melhoria das escolas, na ampliação do acesso à rede estadual de educação e no aprimoramento profissional das educadoras e dos educadores. A privatização das escolas públicas desvia verbas essenciais que deveriam ser destinadas à valorização da educação pública de qualidade e ao desenvolvimento de um ensino que atenda às necessidades de toda a população.

Não bastasse o governador paranaense aplicar o maior projeto de extremismo ideológico no país, ao transformar mais de 300 escolas estaduais em escolas cívico-militares, ele agora pretende acelerar o processo de destruição da educação pública do estado. Além dos prejuízos diretos à população paranaense, esses projetos de Ratinho Junior são perigosos porque começam a ser replicados por outros governadores extremistas, como é o caso de Tarcísio de Freitas, em São Paulo, que aprovou seu projeto de escolas cívico-militares enquanto a Polícia Militar espancava estudantes que protestavam na Assembleia Legislativa; e Romeu Zema, que também pretende aprovar projeto semelhante.

Diante de tudo isso, as professoras e os professores da rede municipal de Curitiba também devem ficar em alerta. O atual vice-prefeito e pré-candidato ao cargo de prefeito, Eduardo Pimentel, foi secretário de governo de Ratinho Junior (de quem é aliado político) e, igualmente, é alinhado aos interesses de grupos econômicos. Além disso, Pimentel está se aliando a setores radicais da política curitibana que historicamente votam contra os servidores públicos, em projetos que prejudicam e retiram direitos, com o objetivo de enfraquecer o funcionalismo para privatizar os serviços públicos da cidade. No futuro, esses mesmos setores podem querer aplicar em Curitiba a política do grupo de Ratinho Junior, para implementar a privatização das escolas públicas municipais, visando a extinção de nossa categoria.

Por isso, apoiamos a luta de todos os profissionais da rede paranaense de educação.

Na luta em defesa da escola pública, somos todos educadores.

Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC)

Curitiba, 27 de maio de 2024

Posts Relacionados