Esmeralda ingressou na rede municipal de educação de Curitiba em 1992. Já estava aposentada em um padrão e continua na ativa como professora de arte, dedicando-se com carinho especial ao projeto de prática de coral com as crianças. Esmeralda era uma das maestrinas responsáveis pela organização da Cantata de Natal da regional Bairro Novo, que chegou a envolver 700 estudantes de mais de 15 escolas municipais.
Com seu exemplo de dedicação ao magistério e de amor à música, Esmeralda tocou de maneira especial a vida de colegas de trabalho e de centenas de estudantes. Além de despertar o amor pela música, o projeto de coral desenvolvido pela professora tinha como foco o estímulo à cooperação, à cognição e à afetividade.
Esmeralda foi intubada no dia 10 de abril, apresentou melhora e voltou a respirar sem ajuda de aparelhos, mas infelizmente teve complicações e não resistiu. A direção do SISMMAC expressa sua solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de trabalho pela perda irreparável. Além da saudade, Esmeralda também nos deixa sua trajetória como exemplo e inspiração.