O SISMMAC expressa publicamente o seu apoio à greve dos engenheiros da Sanepar, que completou cinco dias nessa quinta-feira (13). A paralisação teve início na sexta-feira, dia 07, em defesa da revisão do plano de carreira da categoria.
A reivindicação dos trabalhadores é justa, pois visa garantir que o tempo de serviço e a experiência acumulada pelos engenheiros sejam valorizados dentro da Sanepar. Hoje, a situação na empresa chega ao absurdo de um engenheiro com pouco mais de um ano de trabalho receber mais que um profissional com 12 anos de experiência. No final do ano passado, a Sanepar assumiu o compromisso com a categoria de rever o Plano de Carreira, mas não cumpriu o acordo, o que impulsionou a deflagração da greve.
Os professores municipais de Curitiba também lutam por mudanças no Plano de Carreira que tragam a valorização do tempo de serviço e da formação profissional. Assim como os engenheiros da Sanepar, sabemos que a falta de perspectivas de crescimento na carreira desmotiva e afasta muitos profissionais.
Sabemos também que para que os direitos sociais que são destinados ao conjunto da classe trabalhadora tenham qualidade, é preciso garantir condições de trabalho e valorização para os trabalhadores que os efetivam. É por isso que manifestamos nossa solidariedade ativa de classe aos engenheiros em greve!
Todo apoio a luta dos engenheiros da Sanepar!