• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • No dia 10, magistério fará manifestação na Feirinha do Largo da Ordem

No dia 10, magistério fará manifestação na Feirinha do Largo da Ordem

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
ferinhamat2

No próximo domingo, dia 10 de novembro, o magistério de Curitiba vai ocupar os corredores da Feirinha do Largo da Ordem para panfletar e conversar com a população sobre os problemas da educação pública.

O ato faz parte da pressão que as professoras e professores da rede municipal estão realizando para cobrar mais investimento para a educação da cidade. Além de reivindicar “30% do orçamento para a educação pública já”, vamos lutar também pela contratação imediata de mais professores como forma de melhorar a qualidade do ensino e as condições de trabalho dos profissionais da rede.

Participe e ajude a divulgar a manifestação na sua escola! Junte-se à luta pela melhoria da educação pública!

Só a pressão dos trabalhadores fará com que o prefeito cumpra a promessa de transformar a educação em prioridade

Durante as eleições do ano passado, o prefeito prometeu que a educação seria prioridade, tratada como “menina dos olhos” da gestão. A principal promessa de campanha era de que Gustavo Fruet, se eleito, atenderia a reivindicação histórica do magistério e investiria 30% do orçamento de Curitiba em educação.

Depois da posse, o discurso mudou. Fruet e sua equipe começaram a afirmar que a ampliação do investimento em educação se daria de forma gradual e que os 30% seriam alcançados apenas em 2016, no último ano da gestão.

A desculpa da administração municipal é a de que Fruet nunca prometeu que os 30% seriam atingidos já no primeiro ano. Entretanto, ao reler os materiais de campanha fica claro que a promessa do candidato não informava que a educação teria que esperar três anos pela ampliação do investimento.

Para além de não cumprir a meta dos 30%, o aumento proposto para 2014 é minúsculo e não acompanha nem mesmo o ritmo do crescimento da arrecadação do município. Enquanto a arrecadação vai crescer 18,6%, o investimento em educação aumentará só 15,1% em 2014. Com isso, a participação da educação no bolo orçamentário vai cair de 17,1% neste ano para 16,6% no ano que vem.

Tudo isso nos mostra que, se quisermos avançar na qualidade da educação e na melhoria das condições de trabalho que temos hoje na rede, será necessário pressionar à administração municipal que cumpra as promessas feitas durante a campanha eleitoral. Vamos à luta!

Para melhorar a educação, investimento é fundamental

A Constituição exige que os municípios apliquem ao menos 25% de sua receita resultante de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento da Educação.

Hoje, Curitiba investe 26% e a perspectiva da administração é aumentar esse investimento em apenas 0,5% (meio por cento) em 2014.

Essa previsão é, inclusive, menor do que a de anos anteriores. Em 2012, foram investidos 27,40% do orçamento na área.
 

Posts Relacionados