• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Neste Dia do servidor público, pense sobre o futuro dos seus direitos

Neste Dia do servidor público, pense sobre o futuro dos seus direitos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC - Dia servidor público

O Dia do Servidor Público é celebrado no Brasil em 28 de outubro, desde o ano de 1937, quando o então presidente Getúlio Vargas instaurou, nesta data, o Conselho Federal do Serviço Público Civil.

Ao longo do tempo, foi adquirindo um caráter de luta e resistência na defesa de direitos.

Com a Constituição de 1988, o serviço público foi redefinido no país, com a carta magna buscando afastar os traços de patrimonialismo e autoritarismo ainda presentes na relação entre cidadãos e Estado brasileiro.

A partir de então, o trabalho estatal passou a ser centrado nos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com os cargos públicos sendo preenchidos por meio de concursos públicos que primam pela isonomia de oportunidades.

Curiosamente, em 2022 a data é celebrada apenas a dois dias do segundo turno das eleições presidenciais que definirão o futuro do serviço público no país de forma decisiva, com dois projetos completamente antagônicos em disputa.

De um lado, uma candidatura representando o campo democrático e popular da sociedade, com histórico de defesa dos serviços públicos, dos direitos sociais e trabalhistas e da dignidade da população. Do outro, um projeto que destruiu o Brasil nos últimos anos, retirou direitos, aprovou a Reforma da Previdência (que, em sua versão aplicada em Curitiba, taxou nossas aposentadas em 14% e criou barreiras para a aposentadoria do funcionalismo), resgatou a violência política como método de ação, estrangulou as instituições e ameaça todo o serviço público com uma Reforma da Previdência que, por tabela, acabaria até com a estabilidade das servidoras e dos servidores.

Pense nisso. Seu futuro está em jogo.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados