• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Negociação com a SME: SISMMAC cobra avanço no crescimento vertical e reafirma disposição de luta do magistério

Negociação com a SME: SISMMAC cobra avanço no crescimento vertical e reafirma disposição de luta do magistério

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Negociação com a SME - SISMMAC cobra avanço no crescimento vertical e reafirma disposição de luta do magistério

Na tarde desta quinta-feira (3), a direção do SISMMAC se reuniu com o secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto, para dar continuidade às negociações da pauta de reivindicações do magistério de Curitiba. O principal tema tratado foi o crescimento vertical, uma das demandas mais urgentes da categoria neste ano, ao lado da política de inclusão e da luta contra o confisco das aposentadorias.

A última oportunidade de crescimento por titulação ocorreu em 2015. Atualmente, cerca de 5.600 professoras e professores (que já estão estáveis na carreira) permanecem no nível 1 da carreira, sem nunca terem acessado os níveis seguintes, mesmo possuindo a formação necessária. Essa estagnação compromete a valorização da carreira e os salários, que já são inferiores aos pagos por municípios da Região Metropolitana, que possuem menos estrutura e arrecadação muito menor.

Durante a reunião, a direção do SISMMAC enfatizou que a categoria aprovou, em Assembleia realizada no dia 27 de junho, o estado de greve como alerta diante da falta de avanços concretos nessa pauta. O sindicato reforçou a disposição de luta das professoras e professores e o compromisso com a mobilização por valorização, melhores condições de trabalho e respeito à carreira.

 

Parte especial: é hora de resolver

O sindicato também voltou a tratar da situação das professoras e professores que estão na parte especial do plano de carreira e aguardam a transição para a parte permanente. Essa pauta tem sido debatida com diferentes secretarias e agora está avançando efetivamente. A direção do SISMMAC está lutando para que sejam abertas vagas suficientes para contemplar todas e todos nessa condição. E nova reunião sobre o tema está agendada com a Gestão de Pessoal para dia 04 de julho.

 

Contratação de inspetores avança

Embora não sejam da base do SISMMAC, os auxiliares de serviços escolares (inspetores escolares) são profissionais fundamentais no cotidiano das unidades educacionais. Por isso, a direção tem reivindicado, nas negociações, a contratação desses profissionais. A SME informou que já iniciou os trâmites para atender essa demanda, que prevê a contratação de 166 profissionais. Seguiremos cobrando as nomeações.

 

Pedagogia escolar

Outra pauta abordada foi a mudança de área de atuação para pedagogia escolar, que não ocorre desde 2011. A SME informou que encaminhou a demanda à Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. Hoje, estima-se um déficit de cerca de 420 pedagogas, sendo que aproximadamente 200 vagas vêm sendo ocupadas por profissionais em Regime Integral Temporário (RIT). A direção do SISMMAC reforçou a importância de convocar mais profissionais aprovadas e os aprovados no último concurso, uma vez que ambas as pautas estão conectadas.

 

Projetos atropelados na Câmara geram indignação

A direção também cobrou a forma como a gestão Eduardo Pimentel tem conduzido projetos que afetam o funcionalismo. Propostas importantes vêm sendo enviadas à Câmara dos Vereadores com pedido de urgência, desnecessariamente sem diálogo com as categorias envolvidas. Essa prática, além de gerar desinformação, revela a falta de respeito com quem garante o funcionamento dos serviços públicos da cidade.

 

Nossa mobilização continua

A direção do SISMMAC reafirmou que o magistério de Curitiba está mobilizado e seguirá lutando para que as pautas avancem, especialmente para a ampliação da participação no procedimento de crescimento vertical deste ano. O sindicato está elaborando um estudo dos impactos financeiros da medida, e a SME se comprometeu a apresentar sua própria análise na próxima reunião de negociação, que será agendada em breve.  Vamos seguir lutando e  mobilizados  por dignidade e valorização em nosso trabalho cotidiano.

 

 

Posts Relacionados