• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Na mídia: Professores da rede municipal de ensino promovem campanha em defesa do ICS

Na mídia: Professores da rede municipal de ensino promovem campanha em defesa do ICS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
notaqo_icsp

PORTAL NOTA 10: Com o mote “Prefeito, mais 2% recuperam a nossa saúde. Por que não?”, os professores da rede municipal de ensino de Curitiba iniciaram uma campanha em defesa do instituto Curitiba de Saúde (ICS). O pedido da categoria é para que a prefeitura municipal invista mais 2% no instituto, o que representaria menos de 1% do orçamento da cidade. A campanha “Por que não?” é uma iniciativa do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).

O ICS é responsável por prestar assistência médica aos servidores municipais de Curitiba e seus dependentes. No entanto, o serviço oferecido há anos não atende as expectativas de quem precisa de atendimento. Os professores reclamam que a assistência prestada não atende minimamente as necessidades. O Sismmac acusa que o serviço esteve precarizado durante os últimos 14 anos com a política de recursos humanos da administração municipal.

De acordo com informações do sindicato, diversos hospitais que prestavam atendimento aos professores se descredenciaram do ICS nos últimos anos. O principal motivo é o valor pago pelos serviços, que não é reajustado pela prefeitura, o que torna o convênio desvantajoso. O Sismmac informou ainda que nos últimos meses seis hospitais se descredenciaram.

Outro objetivo da campanha é unir os professores para que continuem contribuindo com o instituto e lutem por melhorias. A partir deste ano, devido a um acordo assinado entre a prefeitura e o Ministério Público, a adesão ao ICS se tornará opcional, o que acabará com a compulsoriedade. Atualmente a categoria destina 3,14% do salário para contribuição mensal com o instituto. Com o novo acordo, a administração deve possibilitar que os servidores manifestem, no prazo de 120 dias, se pretendem ou não continuar filiados.

A ideia da campanha é que ao longo do mês de maio os professores produzam pequenos vídeos nos locais de trabalho ou mesmo em casa, com um questionamento de por que o prefeito não pode investir mais 2% para recuperar a saúde dos servidores. O material produzido será divulgado no Facebook e site do Sismmac. No dia 26 de maio um grande ato relacionado à campanha será realizado na Boca Maldita, no centro da capital. Nesta data será gravado um grande vídeo coletivo em defesa do ICS.

Fonte: Nota 10

Posts Relacionados