JORNAL DO ESTADO: A gestão administrativa do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), suas dívidas e a recente mudança no regulamento do instituto, motivou um pedido de informações aprovado pela Câmara de Curitiba na sessão de ontem. O autor do pedido de informações, o vereador Pedro Paulo (PT), esclareceu que as informações são necessárias para saber a real situação do instituto, que vem recebendo muitas reclamações dos servidores usuários nos últimos anos por conta da queda acentuada da qualidade de atendimento.
Pedro Paulo demonstra preocupação com a situação do instituto em relação a dívidas contraídas em administrações anteriores e o andamento dos pareceres do Conselho de Administração e do Tribunal de Contas do Paraná (TCE). Ao defender a aprovação do documento, Pedro Paulo explicou, na tribuna do plenário, que “o grande déficit registrado pelo ICS vem comprometendo a eficiência do atendimento ao funcionalismo”.
O vereador sugeriu que a Comissão de Serviço Público da Casa “faça uma avaliação sobre o problema”. No pedido de informações, o parlamentar quer respostas para a “construção da proposta do novo regulamento do ICS”, pede detalhamento do número de servidores chamados a elaborar o documento e se as condições previstas irão melhorar o agendamento de consultas.
O vereador também solicita esclarecimentos sobre outros itens, como multas cobradas quando o servidor faltar à consulta marcada, carência para dependentes e titulares e sobre a manutenção do desconto de R$ 250 de remuneração variável. Pedro Paulo questiona, ainda, se a gestão do ICS continuará “nas mãos da administração municipal”.
A deterioração do ICS vem sendo denunciada pelos servidores municipais há anos. A reclamação vai desde a cobrança na folha de pagamento, pequena rede credenciada, longa fila de espera por consulta em especialidades e, um dos pontos cruciais, a falta de participação dos servidores para construir o regulamento do ICS, já que as sugestões dos servidores não são acatadas pela administração do instituto.
Até por isso, vendo a situação dramática vivida pelo ICS, os servidores públicos municipais e do magistério de Curitiba, se unem em um ato contra a precariedade do ICS e a imposição do novo regulamento pela Prefeitura.
Defesa — Para o líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), a nova presidente do ICS, Ana Schneider Gondim, “vem procurando colocar ordem na casa, com diversas ações positivas para melhorar a prestação dos serviços e dar respostas à sociedade sobre a situação financeira do órgão”. A Prefeitura tem 15 dias para responder ao pedido de informações de Pedro Paulo.
Algaci — Já outro pedido de informações, do vereador Algaci Túlio (PMDB), que queria esclarecimentos sobre uma matéria veiculada ontem na imprensa sobre dirigentes de associações comunitárias com cargos na Prefeitura de Curitiba, foi rejeitada em plenário. “Nos últimos anos na Câmara não lembro de ter sido rejeitado um único pedido de informação”, postou no Twitter o vereador.