O SISMMAC, Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba, repudia o projeto de lei do vereador Dirceu Moreira (PSL), que cria o Programa Municipal de Educação Professor do Ano.
O projeto, que prevê a escolha dos melhores professores da escola, a partir da visão da direção e dos alunos, não se constitui como um instrumento de valorização dos professores. Ao contrário, tende a estimular a competição entre os professores dentro dos locais de trabalho, para produzir mais e melhor, dentro da mesma condição estrutural. Sabemos que a escola é uma instituição produzida pelo trabalho coletivo dos professores e demais trabalhadores, e que a competição entre os trabalhadores não contribui para a melhora desse trabalho, mas tende a individualizar muito mais as tarefas e piorar a relação entre as pessoas. Isso não só interfere no resultado do que se produz na escola, como promove um adoecimento cada vez maior das pessoas, que não querem trabalhar diariamente num ambiente pesado de disputa.
O magistério já rejeitou bravamente no ano de 2012 a implantação do Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ), por entender que esse era um mecanismo que desrespeitaria o nosso trabalho, a nossa carreira, e prejudicaria a relação dos professores com as direções de escola.
Um programa que tem como mecanismo básico a mesma medida, a avaliação da chefia, não tende a ser muito diferente. E nesse caso com um agravante, sujeito a avaliação dos alunos, que são crianças e certamente tem um olhar muito mais emotivo do que pedagógico em relação aos seus professores.
Outra agravante é a vinculação de cursos de pós-graduação com o prêmio, numa lógica inversa a da busca pela qualidade efetiva da educação. Pelo mecanismo do prêmio, quem pode ganhar um curso de pós-graduação é quem já é considerado o melhor professor da escola. Se o objetivo fosse melhorar o trabalho escolar, quem deveria ser incentivado a cursar uma pós-graduação é quem ainda não tem uma formação desse nível, ou quem tenha dificuldade ou necessidade de se aperfeiçoar em algum determinado assunto ou área do conhecimento. Sinteticamente, quem está sendo incentivado a estudar é quem menos precisa, pois já é um excelente professor.
Por esses motivos, os professores de Curitiba reunidos em assembleia no dia 29 de agosto de 2013, repudiam este projeto e exigem sua reprovação pela Câmara dos Vereadores.
Se os vereadores estão realmente preocupados e querem valorizar os profissionais e a educação em Curitiba, na votação da lei orçamentária para 2014 devem aprovar 30% para a Educação já!
Curitiba, 29 de agosto de 2013.