Medidas “tapa buraco” unem magistério na luta por contratação

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Ao longo do último mês, o SISMMAC realizou reuniões com
diretores de escola, professores de educação física e do 6
oao 9o
ano para discutir problemas enfrentados por esses profissionais. Esses
encontros evidenciaram o aumento do desgaste do magistério e definiram ações de
mobilização com o objetivo de pressionar a administração Greca a resolver os
problemas enfrentados nas unidades.

Educação Integral

A retirada do professor de educação física das práticas
de movimento foi um grande retrocesso para a educação integral. A medida
bagunçou toda a organização das unidades e fez com que professores docência I
assumissem essas oficinas para tapar buraco. Outras atividades ficaram
descobertas, principalmente na corregência.

Muitas escolas perderam oficinas
e projetos importantes que eram desenvolvidos junto com a comunidade e traziam
melhoras concretas para a educação das filhas e filhos dos trabalhadores.

Educação infantil

As turmas de pré que estão nas escolas sofrem com a
superlotação. As unidades que ofertam ensino integral chegam a contar com
turmas de pré com mais de 30 alunos em idades diferentes. Para além disso, a
estrutura da escola não é adequada para a idade e o ensino para essas crianças
não está estruturado. Nessa situação, os professores de educação física, muitas
vezes, acabam por remediar a situação devido à falta de profissionais.

6º ao 9º ano

A falta de profissionais docência II e a consequente
sobrecarga é alarmante nas escolas da rede que ofertam as séries finais. A
retirada do dia sem vínculo continua como uma constante ameaça da administração
e a reivindicação para mudar a jornada de hora-relógio para hora-aula não é nem
ao menos ouvida pela Secretaria Municipal de Educação.

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