A CNTE está convocando todas as trabalhadoras e trabalhadores em educação para uma grande marcha nacional, que será realizada em Brasília, no dia 26 de outubro. Intitulada “10 mil pelos 10% do PIB para a Educação”, a manifestação tem como objetivo pressionar o governo a ampliar o percentual investido em educação.
Hoje, o Brasil investe apenas 5,1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na área. A proposta do Plano Nacional de Educação – que estabelece metas e diretrizes para os próximos 10 anos – é aumentar em apenas 2% esse índice. Para os movimentos sociais e entidades que representam os trabalhadores da educação, 7% ainda é muito pouco.
No dia 26 de outubro, os participantes se concentrarão em frente ao ginásio Mané Garrincha (que está em reforma para sediar a Copa do Mundo de 2014) e marcharão até o Congresso Nacional, onde acontecerá um grande evento. A CNTE pretende, também no dia 26 de outubro, entregar aos parlamentares cem mil cartões com as assinaturas coletadas em todo o país pedindo os 10% do PIB para a educação.
SISMMAC–
Os professores da rede municipal de Curitiba que desejarem participar da manifestação em Brasília devem entrar em contato com o SISMMAC, pelo telefone 3225-6729, e colocar seu nome na lista de interessados.
Durante a última reunião do Conselho de Representantes, realizada no dia 29 de setembro, o magistério debateu a realização da Marcha e alguns professores já colocaram seu nome na lista.