• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Mandato da Profª Josete debate Educação Especial

Mandato da Profª Josete debate Educação Especial

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O mandato da vereadora Professora Josete promove no dia 4 de dezembro um seminário sobre Educação Especial. O tema vai ser “Como garantir a inclusão de forma qualitativa?”. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O evento vai ser realizado no auditório do Hotel Centro Europeu (Rua João Negrão, 780, Centro) das 8h às 17h.

A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular é cada vez mais discutida e defendida. No entanto, não basta apenas agrupar os educandos nas salas regulares ou nos CMEI sem que a rede de ensino possua espaços adequados e políticas articuladas para garantir os atendimentos nas áreas de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Esporte e Lazer.

Incluir com qualidade é garantir também profissionais capacitados e especializados, recursos materiais, físicos e financeiros para atender às particularidades de todos os alunos. É também discutir com a comunidade as políticas públicas que precisam ser fomentadas para atender às necessidades de atendimento das pessoas deficientes. É preciso encontrar maneiras de garantir a inclusão de forma qualitativa e avançar na mudança cultural para o direito à convivência, acessibilidade e o respeito às necessidades educativas de cada cidadão.

Inscreva-se
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3350-4603, ou enviando email para [email protected] com as seguintes informações (para confecção dos certificados):
Nome:
Endereço/CEP:
Profissão/ocupação:
Local de Trabalho/entidade:
Telefone:
E-mail:

As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, até o dia 2 de dezembro. Os participantes recebem certificado de oito horas.

Confira a programação
08h00 – Credenciamento e Café
08h30 – Abertura do evento
09h00 – Apresentação Cultural
09h40 – Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
10h15 – A formação continuada sobre Educação Especial e Inclusiva ofertada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino
11h00 – Debate
12h00 – Intervalo de almoço
13h30 – O papel do Conselho Municipal de Educação (CME) quanto à fiscalização das entidades que ofertam Educação Especial e quanto à Política Municipal de Educação Inclusiva.
14h00 – O papel das Organizações da Sociedade Civil na Efetivação do Direito à Educação das Pessoas com Deficiência e no Controle Social das Políticas Públicas.
14h30 – Debate
15h15 – Propostas do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal
16h45 – Debate
16h15 – Propostas e encaminhamentos
17h00 – Encerramento

Posts Relacionados