Foi dado o primeiro passo para a criação do nosso fundo de greve. Assim como todas as professoras e professores que estiveram em luta e tiveram seus salários descontados, a diretoria do SISMMAC também está efetuando os descontos devidos em seus salários. Esse dinheiro será aplicado e dará inicio ao nosso fundo de greve.
O fundo de greve é um instrumento da classe trabalhadora que é já prática antiga em várias categorias. Ele serve para que os trabalhadores tenham suporte financeiro para poder enfrentar os patrões. Com o fundo, é possível manter a greve sem que o trabalhador e o sindicado sintam no bolso o ataque dos patrões – como descontos no salário, no nosso caso.
A direção do SISMMAC efetuará o desconto em seus salários utilizando o mesmo cálculo criado pela Prefeitura para punir os professores que construíram a greve. O dinheiro será aplicado em uma conta-poupança que iniciará nosso fundo de greve.
Confira abaixo a carta da diretoria do SISMMAC que explica os motivos dos descontos no salário dos companheiros do Sindicato e a necessidade do fundo de greve.
Descontos no salário da diretoria do SISMMAC iniciam o fundo de greve
Seguimos na busca pela recuperação dos descontos sofridos por todos que participaram da greve este ano. A diretoria do SISMMAC, por entender que todos que fizeram a greve devem ter tanto os efeitos positivos quanto os necessários, mas negativos do movimento, comunica que está efetuando os descontos devidos nos salários dos companheiros e companheiras que estão atuando no sindicato. Esses descontos serão aplicados e iniciarão nosso fundo de greve.
Por que descontar também da diretoria liberada?
Porque somos todos trabalhadores, professores e devemos ter isonomia não somente nos direitos conquistados – como a valorização salarial, neste caso –, mas também nas perdas necessárias para que esses direitos sejam alcançados.
Esses descontos servem também para que quem esteja desempenhando seu trabalho no sindicato não passe a ter “vantagens” a mais do que nossa categoria por estar liberado para atuação sindical.
Por que um fundo de greve?
A função principal de um fundo de greve, como o próprio nome indica, é dar maior suporte financeiro para as movimentações mais agudas de nossa categoria, como greves ou paralisações. Ao aplicarmos todo mês uma parte de nosso dinheiro nesse fundo, nos preparamos concretamente no aspecto financeiro para a continuidade de nossas lutas.
Algumas categorias de trabalhadores, por terem essa cultura já há um bom tempo, conseguem inclusive fazer frente aos ataques dos patrões e minimizar os descontos sofridos pelos trabalhadores nos dias de greve.
Estamos apenas começando o nosso fundo, mas faz-se necessário dar o primeiro passo para que a caminhada realmente aconteça.
Saudações,
Diretoria Colegiada SISMMAC