• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Mais do mesmo: reunião com SME não avança em estrutura e financiamento e questões educacionais

Mais do mesmo: reunião com SME não avança em estrutura e financiamento e questões educacionais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20140417sme

Na tarde do dia 16 de abril, a direção do SISMMAC e demais representantes do magistério, eleitos na última assembleia , participaram da segunda reunião de negociação com a Prefeitura referente a Pauta de Reivindicações da Campanha de Lutas 2014.

A reunião com a Secretaria Municipal de Educação (SME) não avançou concretamente em nenhum dos pontos discutidos. Os itens da Pauta de Reivindicações que foram abordados durante a reunião tratam da Estrutura e Financiamento das unidades escolares e das Questões Educacionais no chão da escola.

Apesar do grupo de professoras e professores presentes pressionar a administração municipal por uma resposta concreta sobre as reivindicações discutidas, a SME apenas reafirmou o que já está sendo feito pela atual gestão em relação a formação continuada, ao Comunidade Escola e aos demais programas ofertados pela PMC.

Financiamento
Em relação a verba de descentralização, a direção do SISMMAC questionou a SME sobre o reajuste da inflação sobre esse recurso para esse ano. A Secretaria argumentou que para junho deste ano está mantido o reajuste de 5% e para junho de 2015 a administração municipal provisionou 10% de reajuste.

Além disso, a Prefeitura afirmou que está estudando uma nova forma de distribuir esse recurso para as unidades escolares: o Fundo Rotativo, como já acontece na rede estadual. A direção do Sindicato irá estudar esse sistema e analisar as reais implicações dessa mudança para os profissionais do magistério.

Quadras cobertas e estrutura das escolas
O magistério reivindica a construção e manutenção periódica de quadras cobertas em todas as unidades escolares da rede. A Prefeitura reafirmou que esse ponto faz parte do plano de governo, entretanto, esse compromisso da gestão Gustavo Fruet é apenas para o final do mandato, que se encerra em 2016.

Quanto a construção de salas próprias para o ensino da Arte e Laboratório de Ciências em todas as unidades da rede, uma reivindicação antiga do magistério, a administração respondeu que só será feito nas escolas que já possuem salas ociosas, mesmo fazendo parte da matriz curricular da rede municipal.

Próxima reunião
A segunda reunião de negociação da Pauta de Reivindicações da Campanha de Lutas 2014 mostrou, mais uma vez, que as conquistas só são possíveis com o magistério unido e mobilizado nos locais de trabalho, já que apenas a negociação não garante avanços para a categoria.

No dia 22 de abril, próxima terça-feira, acontecerá mais uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação para debater os demais pontos relacionados as questões educacionais.
 

Posts Relacionados