Ontem (8), na maior assembleia dos últimos 10 anos, o magistério municipal decidiu, por unanimidade, deflagrar greve a partir do dia 14 de março.
As professoras e professores presentes avaliaram que o projeto encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal não atende aos anseios da categoria. Vamos paralisar nossas atividades como forma de fazer a Prefeitura abrir um verdadeiro canal de diálogo para debater nossas reivindicações salariais, condições de trabalho, plano de carreira e a situação do Instituto Curitiba de Saúde.
Construímos a maior assembleia da década, que contou com a participação de mais de 1000 professores, e agora nossa tarefa é construir a maior greve da nossa história. A direção do SISMMAC saúda a atuação de cada professora e professor que tem organizado a mobilização em sua escola. Com a aprovação da greve, aumentam nossas tarefas e cobranças. Esse momento exigirá de todos nós consciência, coragem e comprometimento para conduzirmos nosso movimento de forma vitoriosa.
Vamos à luta. Quem faz a educação de Curitiba exige respeito e valorização!
Abaixo o calendário com as atividades aprovadas em assembleia:
9 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)
Hoje é dia das professoras e professores que participaram da assembleia fazerem repasse em suas escolas sobre os motivos da greve, conversando com quem não pode estar presente sobre a importância de cada um aderir ao movimento.
O coletivo de professores das escolas que já estão mobilizadas deve debater como irão se organizar para panfletar junto aos pais e garantir o fechamento da escola no dia 14 de março!
Os slides apresentados ontem durante a assembleia estão disponíveis no site do SISMMAC, na seção "arquivos para baixar". Clique aqui para fazer o download.
REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE
Hoje, às 18h, temos nossa primeira reunião do Comando de Greve, na sede do SISMMAC. Quem deu o nome na assembleia ou tem disposição para ajudar a organizar nosso movimento será muito bem-vindo e necessário.
A ajuda de cada um nesse momento será imprescindível para que tenhamos força para percorrer as escolas que ainda estão divididas e ajudar na organização das próximas atividades.
10 DE MARÇO (SÁBADO)
Panfletagem nas escolas com Comunidade Escola. A organização dessa atividade será definida hoje, na reunião do Comando de Greve.
11 DE MARÇO (DOMINGO)
No domingo, vamos realizar um ato cultural na Feirinha do Largo da Ordem, com atividades recreativas e culturais para as crianças, coleta de assinaturas para o abaixo-assinado e lançamento da Campanha “33 mil pela Educação, eu apoio a luta dos professores”.
O objetivo da atividade é divulgar os motivos da greve e buscar o apoio da sociedade à nossa luta. Queremos reunir 33 mil assinaturas para entregar ao prefeito Luciano Ducci no dia 14 de março. Venha com a camiseta da nossa Campanha de Lutas, traga a família e vamos juntos ocupar a Feirinha do Largo da Ordem com as cores da nossa luta!
A concentração será na Praça João Cândido, nas Ruínas do Largo da ordem, a partir das 9h30.
12 E 13 DE MARÇO (SEGUNDA E TERÇA-FEIRA)
O SISMMAC produziu um novo material para a comunidade, que explica de forma didática os motivos da nossa greve.
As escolas devem se organizar para entregar esse material e coletar assinaturas para o nosso abaixo-assinado na segunda e terça-feira, informando também os pais sobre o início da greve no dia 14 e a suspensão do trabalho por prazo indeterminado.
14 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)
Início da greve. Passeata até a Prefeitura no período da manhã, com concentração às 8h30 na Praça Santos Andrade, e assembleia no fim da tarde para avaliar a continuidade do movimento.
8:30 às 10h – Concentração na Praça Santos Andrade
10h às 11:30h – Passeata em direção à Prefeitura
11:30h às 13h – Almoço coletivo em Frente a Prefeitura
13h – Reunião pré-agendada por ofício com a Prefeitura de Curitiba
16h – Assembleia para avaliar saldo da negociação e continuidade do movimento