• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Magistério foi em peso às ruas pela carreira e Prefeitura reabre negociações com o SISMMAC

Magistério foi em peso às ruas pela carreira e Prefeitura reabre negociações com o SISMMAC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC - Manifestação

Foi uma manifestação do magistério de Curitiba como há muito não se via.
A disposição para lutar pela carreira era visível no rosto de cada membro da categoria, que compareceu em peso à Praça 19 de Dezembro e enfrentou, com muita disposição, a chuva incessante que caiu durante a maior parte da manhã desta quarta-feira (30).
Na estimativa do SISMMAC, cerca de 2/3 das escolas da capital paralisaram suas atividades para dar um alerta à Prefeitura Municipal de Curitiba e mostrar que as trabalhadoras e os trabalhadores da educação estão com muita disposição para lutar pelo direito de construir uma carreira sólida e valorizada.
A mobilização que nossa categoria vem construindo já teve dois resultados imediatos: ontem (29), a Prefeitura enviou um Projeto de Lei para a Câmara dos Vereadores que, embora prorrogue o congelamento da carreira por mais 6 meses, garante que os servidores municipais não sejam atropelados, como ocorreu no Pacotaço em 2017. Já hoje, em meio à nossa manifestação, o secretário de Governo Luiz Fernando Jamur solicitou uma reunião com o SISMMAC para tratar do plano de carreira do magistério.

Resultado da reunião
Na reunião com os representantes da categoria, o secretário de Governo reafirmou que o congelamento do plano por mais 6 meses servirá para que haja negociação entre a Prefeitura e a categoria. Isso significa que o debate, por enquanto, não será feito no âmbito da Câmara dos Vereadores.
Ficou pactuado que já nesta quinta-feira (1º de dezembro), o SISMMAC irá se reunir com a PMC, com a presença da secretária de Educação do município, Maria Sílvia Bacila, para tratar do plano de carreira do magistério.
Faremos em breve uma Assembleia da categoria para tratar dos próximos passos dessa luta, com o compromisso de produzimos um documento para ser entregue à PMC no começo do próximo ano, contendo aquilo que o magistério espera da carreira.
Para a diretoria do SISMMAC, essa mudança da postura da PMC, com a retomada das negociações, mostra que nossa luta vem dando resultado. Por isso, é preciso manter as mobilizações, tanto nas redes sociais como nas escolas, com a participação intensa da categoria nas ações que o sindicato vem realizando.

Como foi o ato
As trabalhadoras e os trabalhadores do magistério ocuparam a Praça 19 de Dezembro na manhã desta quarta-feira. Com cartazes, faixas e mensagens em quadros de giz, mostraram a indignação com o tratamento que a categoria vem recebendo ao longo dos últimos anos pela gestão Greca.
Na metade da manhã, a categoria se dirigiu à sede da Prefeitura, no Centro Cívico, em uma longa coluna de professoras e professores na Avenida Cândido de Abreu.
Na chegada, mesmo com a chuva torrencial que começou a cair, a categoria se manteve firme. O SISMMAC havia montado uma estrutura com barracas que, embora limitadas pelas normativas do governo estadual de Ratinho Jr, garantiram abrigo para parte das pessoas, assim como alimentação e bebidas para todos.

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados