As professoras e professores da rede municipal de Curitiba deram o passo inicial para a aquisição de uma sede própria para o SISMMAC na última quarta (28). Em assembleia, a categoria definiu um plano de investimento mensal que permitirá ao Sindicato poupar recursos para sair do aluguel em alguns anos.
Em 2013, o SISMMAC começará a destinar 8% da sua arrecadação mensal para a manutenção de uma poupança específica para a compra da sede. Essa proposta de investimento foi apresentada em assembleia pela direção do Sindicato, como forma de dar encaminhamento à resolução do X Congresso do SISMMAC. Durante o evento, o magistério definiu o mês de dezembro de 2012 como prazo para que a política financeira para essa aquisição fosse debatida.
Plano Orçamentário
Após o encerramento da assembleia sobre a compra da sede, a categoria também aprovou o Plano Orçamentário que especifica quanto o Sindicato investirá em cada área e projeto desenvolvido ao longo de 2013.
Segundo o estatuto do SISMMAC, a direção deve elaborar um Plano com a previsão de quanto a entidade arrecadará e como gastará esses recursos. Depois de elaborado, o documento deve ser aprovado em assembleia para que o conjunto da categoria possa opinar sobre a forma como são administrados os recursos do Sindicato.
Pela proposta aprovada na assembleia, do total de R$ 1.7 milhão que serão arrecadados em 2013, 39,22% serão investidos com despesas de pessoal, 18,54% para ampliar a estrutura do Sindicato, 23,23% com atividades de organização e mobilização e 19% em aplicações, como a poupança para aquisição da nova sede e o Fundo de Greve e Campanha de Lutas. Confira aqui o Plano Orçamentário na íntegra.
Assembleias
Foram realizadas duas assembleias no dia 28 de novembro, já que, por exigência do Estatuto do SISMMAC, as discussões sobre questões orçamentárias devem ser convocadas com pauta única. A primeira, realizada às 18h, debateu a proposta de investimento para a compra da sede própria. Já a segunda, que teve início às 19h, aprovou o Plano Orçamentário para 2013.
Aumento da contribuição sindical
A criação de um plano para a compra da sede e os demais investimentos previstos no Plano Orçamentário do Sindicato só foram possíveis devido ao aumento da contribuição mensal dos sindicalizados.
Em setembro, no X Congresso do SISMMAC, a categoria decidiu que a mensalidade deveria passar de 0,9% para 1,1%. O aumento de 0,2% está sendo destinado para o Fundo de Greve e para reforçar o Caixa Geral do SISMMAC.