• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Luta pela revogação do Novo Ensino Médio terá ato nesta quarta (15) em Curitiba

Luta pela revogação do Novo Ensino Médio terá ato nesta quarta (15) em Curitiba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Luta pela revogação do Novo Ensino Médio

O SISMMAC está apoiando as manifestações nacionais que são parte da luta contra o Novo Ensino Médio, criado pelo governo de Michel Temer, e convida as professoras e os professores da rede municipal a se juntarem às demais categorias na praça Santos Andrade, às 17h desta quarta-feira (15).

Para o sindicato, esse modelo precisa ser revogado por inteiro porque não há solução para um projeto que foi criado para prejudicar a educação pública e criar uma lacuna entre as escolas públicas e privadas.

O Ensino Médio deve ser inclusivo, democrático e plural, para formar cidadãos críticos, e não para repetir a lógica excludente imposta pelo “mercado”.

Abismo

O Novo Ensino Médio aumenta a carga horária de ensino e apresenta uma nova grade curricular voltada para a “formação profissional” (na prática, mão-de-obra mais barata para o mercado).

Sua implementação vem ocorrendo gradualmente, a partir do primeiro ano do ensino médio, e os estudantes do terceiro ano podem optar por um “itinerário formativo” em áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Humanas e Sociais e Formação Técnica e Profissional. No entanto, os estudantes que optam por Matemática, por exemplo, não terão aulas de Arte, Sociologia e Filosofia em seus currículos, o que colabora para reduzir a capacidade de pensamento crítico dos futuros adultos.

Na prática, o novo ensino médio nega a função social da escola, que é a sistematização, problematização e apropriação dos conhecimentos filosóficos, científicos e artísticos produzidos historicamente. O currículo é fatiado com os itinerários formativos, impondo aos estudantes do primeiro ano do ensino médio uma escolha precoce de qual itinerário seguir. Há vários alunos que se arrependem dos itinerários escolhidos.

O novo ensino médio também introduz no currículo componentes sem viés científico, na linha da doutrinação ideológica neoliberal de viés coaching motivacional, com um discurso de responsabilização individual pelos sucessos e fracassos como Projeto de Vida, Empreendedorismo, Educação Financeira e Ética e Liderança. Isso significa que as professoras não são formadas em coaching e se deparam com materiais produzidos por manuais de autoajuda. Esse novo modelo transfere para os estudantes a culpa por um eventual insucesso na vida pós-escola.

Portanto, é necessário revogar o novo ensino médio, pois os estudantes matriculados estão perdendo conteúdo e conhecimento. Além de comprometer a formação de cidadãos críticos e conscientes, isso pode impactar na entrada deles no ensino superior, já que escolas com mais recursos e estrutura (geralmente as privadas) terão mais condições de oferecer itinerários completos, enquanto as demais terão que escolher quais itinerários oferecer, de acordo com os poucos recursos que possuem.

É preciso lutar por um ensino médio inclusivo, democrático e plural, que atenda às necessidades dos estudantes das escolas públicas e que valorize a função social da educação.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados