Nesta segunda-feira (24), a direção do SISMMAC esteve no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) para a primeira reunião com a nova gestão do órgão. Na pauta, um tema que impacta milhares de servidoras e servidores aposentados: o confisco das aposentadorias.
Desde que a gestão Greca implementou a versão local da Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, em 2021, a vida de uma parcela significativa das professoras e professores que já se aposentaram foi afetada de forma bastante cruel.
Antes, a contribuição com a Previdência só ocorria sobre os valores que ultrapassavam o teto do INSS. Agora, o confisco de 14% já incide sobre tudo o que ultrapassa dois salários-mínimos. Como resultado, milhares de professoras passaram a ter um pedaço considerável da aposentadoria retirado pela Prefeitura.
De uma hora para outra, a qualidade de vida de pessoas que dedicaram toda a sua trajetória profissional para construir uma educação de qualidade no município foi duramente afetada. Muitas passaram a viver um doloroso ciclo de insegurança quanto ao futuro de suas próprias famílias.
Além de acabar com o confisco, cobramos a garantia do repasse mensal pela gestão municipal para a Previdência, para que o sistema previdenciário tenha condições de sustentar as aposentadorias de todo o funcionalismo no futuro.
A direção do IPMC afirmou que já está estudando os impactos dessas medidas para viabilizar essa reivindicação, uma vez que ela foi incluída nos compromissos do prefeito Eduardo Pimentel durante a campanha eleitoral do ano passado.
O SISMMAC seguirá lutando pelo fim do confisco e reforça o chamado para que todo o magistério se engaje nas lutas por uma aposentadoria justa para todos os servidores.
Agilidade nos processos
Na reunião, a direção do SISMMAC também reforçou a importância de o IPMC responder com celeridade às questões relativas aos processos dos Grupos 1 e 2 das aposentadas (que tratam do pagamento retroativo das distorções causadas no reenquadramento da carreira em 2014).
Em resposta à reivindicação do sindicato, a direção do órgão garantiu que priorizará essas demandas conforme elas forem chegando ao IPMC.
Fonte: SISMMAC