Sem investimento, a educação pública pode ficar destroçada em cacos – literalmente. Foi isso que aconteceu no último sábado, dia 30 de junho. Houve uma explosão no Laboratório de Farmacognosia, no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. Ninguém estava no local no momento da explosão, o que evitou um desastre ainda maior. A ocorrência expressa o descaso do governo com a universidade. A explosão no Paraná é um reflexo do sucateamento da educação pública que se alastra por todo país.
Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão em greve há mais de 40 dias. Também estão em greve por melhorias na educação servidores técnicos e estudantes da universidade. Uma das principais pautas reivindicadas é estrutura de qualidade.
Confira abaixo reportagem da Banda B sobre o caso:
Alunos e professores do curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná levaram um susto no final da tarde deste sábado (30), no campus Centro Politécnico, em Curitiba. Um laboratório do curso explodiu devido a uma pane elétrica e só não foi pior porque não atingiu os reagentes químicos do local. O Corpo de Bombeiros chegou ao local em menos de 10 minutos e controlou as chamas.
De acordo com o chefe do Departamento de Farmácia, professor Carlos Eduardo Rocha Garcia, em entrevista à Banda B, o laboratório fazia pesquisas com plantas medicinais e a sorte é de que não tinha ninguém dentro dele. “A perícia já constatou que o incêndio não teve causa intencional, mas o nosso curso já tem 100 anos e nossos prédios estão em um mau estado, assim como em toda a Universidade”, comentou.
Uma reclamação de Garcia e que faz parte das reivindicações da greve de professores e técnico-administrativos da UFPR, principalmente no curso de medicina, é a questão da insalubridade, que trata que um local pode causar danos à saúde. “É obvio que quem trabalha em um lugar que incendeia, esse local não é salubre”, afirma.
A Polícia Federal agora investiga as causas do incêndio e já realizou uma perícia no prédio na tarde desta segunda-feira (2).