• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Jornalista do Sismuc proibido de acompanhar reunião do ICS

Jornalista do Sismuc proibido de acompanhar reunião do ICS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O jornalista Guilherme Gonçalves, assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), foi impedido de assistir, na tarde de 23 de julho, à reunião do Conselho de Administração do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

O jornalista acompanharia o representante do Sismuc na reunião que discutiu o regime de direção fiscal imposto pela Agência Nacional de Saúde ao instituto. No início da reunião, o presidente do ICS, José Lupion Neto, mostrou-se contrário à presença do jornalista, visto que a reunião seria interna e trataria de “temas sensíveis”.

A nova presidente do Conselho de Administração do órgão, Ana Luíza Schneider, concordou com Lupion e vetou a presença de Gonçalves, que havia sido requerida por ofício do Sismuc.

Embora não se trate propriamente de censura, a atitude dos dirigentes do ICS leva a uma restrição ao trabalho da imprensa, que, uma vez iniciada, pode se prolongar perigosamente.

Gonçalves alerta que, no desempenho de seu trabalho, já observou restrições da Prefeitura de Curitiba ao trabalho da imprensa, como na cobertura de negociações salariais e do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos dos guardas municipais, contornadas na última hora por esforço dos dirigentes do Sismuc.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Paraná

Posts Relacionados