• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Inscrições para a Conae vão até o dia 28

Inscrições para a Conae vão até o dia 28

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A etapa municipal da Conferência Nacional de Educação será de 15 a 17 de junho. Seu objetivo é reunir as propostas de Curitiba para o novo PNE e o Sistema Nacional Articulado de Educação

Professoras/es interessados em participar da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação devem realizar suas inscrições junto ao Sismmac até o dia 28 de maio. Clique aqui para baixar o formulário de inscrição

A Conae será realizada nos dias 15, 16 e 17 de junho, no Colégio Estadual do Paraná. O objetivo é debater o ensino brasileiro e reunir as propostas dos professores e demais segmentos da educação de Curitiba para a construção do novo Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional Articulado de Educação.

No segundo semestre será realizada a etapa estadual da Conae e a Conferência Nacional está marcada para ocorrer de 23 a 27 de abril de 2010. Quem quiser participar dos debates em Brasília precisa comparecer nas fases municipal e estadual.

Omissão
Embora seja um evento promovído nas esferas municipal, estadual e nacional, quem quiser informações sobre a Conae em Curitiba não pode buscá-las no site da Prefeitura Municipal.

A omissão da Secretaria Municipal de Educação na Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação é total. Aliás, a Conae vai acontecer contra a vontade do prefeito Beto Richa, cuja representação na comissão organizadora da Conae fez o que pode para inviabilizar o evento.

Postura tucana
Não surpreende a resistência tucana à realização de conferências de Educação. Foi exatamente esta a postura adotada pelo PSDB por ocasião do Plano Nacional de Educação, há dez anos.

Por falta de iniciativa do governo FHC em debater o PNE com a sociedade, entidades da sociedade civil assumiram a tarefa no II Coned (Congresso Nacional de Educação), em 1997. Elaboraram o Plano Nacional de Educação e o apresentaram ao Congresso Nacional em 10 de fevereiro do ano seguinte.

À margem deste processo, o então ministro da Educação Paulo Renato retirou da gaveta o seu projeto e, dias depois, o enviou aos deputados e senadores. O legislativo atropelou o encaminhamento e fez tramitar a proposta oficial. Esta recebeu algumas emendas extraídas do PNE da sociedade brasileira e se tornou o PNE sancionado em janeiro de 2001, com vetos.

Agora, passados 10 anos, a Conae é a oportunidade que a sociedade tem de recuperar o protagonismo na educação nacional, apesar do boicote tucano.

Para saber mais sobre a Conae, baixe os arquivos a seguir:
Documento-referência para a Conae 2010
Livreto da CNTE com os eixos de debates
Slides com informações simplificadas sobre a Conae
Folder da Conae 2010
Ficha de Inscrição

Posts Relacionados