Na Mesa de Negociação desta terça-feira (20) que tratou sobre o ICS, a Prefeitura se comprometeu em avançar em mais alguns pontos. Mas apesar dos compromissos assumidos, a administração não apresentou nenhum planejamento que nos garanta ações práticas que tragam essas melhorias em breve.
Com a nossa pressão, a administração voltou atrás em alguns itens do novo regulamento que estavam nos prejudicando, como as multas por falta à consulta e o fator moderador para consultas e procedimentos feitos dentro do ICS. Precisamos continuar pressionando a Prefeitura para que ela cumpra o que nos prometeu na Mesa de Negociação e para que consigamos outros avanços concretos para o nosso Instituto.
É necessário que o Instituto receba mais investimento para voltar a ter a qualidade de antigamente. Só com mais financiamento será possível atrair o credenciamento de outros hospitais e a contratação de mais profissionais. Só dessa forma o Instituto poderá garantir saúde para nós e nossos familiares.
Leia também: Em momento de incerteza sobre os rumos do ICS, servidores garantem compromissos com a manutenção do Instituto
Confira os compromissos que conseguimos arrancar da Prefeitura nas Mesas de Negociação dos dias 16 e 20, que trataram do ICS:
1) Manutenção da alíquota já paga pelos servidores, sem possibilidade de novos aumentos.
2) Fim da cobrança de multas para quando o servidor falta à consulta
pré-agendada. Pelo novo regulamento, a Prefeitura poderia cobrar uma multa de até 100% se o servidor faltasse à consulta pré-agendada. A administração queria criar essa taxa, sem sequer oferecer um serviço de tele-atendimento eficiente que permitisse aos servidores cancelar a consulta em caso de emergência.
3) Fim do fator moderador para consultas e procedimentos feitos dentro do ICS. Pelo novo regulamento, a Prefeitura poderia cobrar pelos atendimentos feitos dentro do ICS, como já acontece com a rede credenciada.
4) Ampliação da qualidade do atendimento agilizando o agendamento.
5) Exclusão da renovação de encaminhamento para psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
6) Ampliação atendimentos de homeopatia, ginecologia, endocrinologia, dermatologia, gastro, geriatria e outras especialidades.
7) Retomada dos convênios com hospitais que descredenciaram – a Prefeitura alega que está tentando, mas dentro do limite do caixa do ICS. O financiamento é insuficiente para concorrer com demais planos de saúde.
8) Garantia do atendimento de fisioterapia e ginecologia pela rede contratada. Entretanto, não há ginecologistas querendo atender o convênio do ICS.
9) Criação de mecanismos com os quais o usuário possa avaliar os serviços prestados pelo ICS.
10) Aviso aos usuário com antecedência quando o médico cancelar a consulta.
11) Atualização dos valores da tabela de pagamento à rede contratada, visando ampliar os hospitais credenciados. Estão selecionando alguns procedimentos mais procurados para atualizar os repasses, pois não há dinheiro para atualizar todos.
Devemos continuar pressionando para que a Prefeitura cumpra essas promessas e para que ela garanta que o ICS continue existindo e com mais qualidade no atendimento.
Avançamos em alguns pontos, mas devemos continuar lutando pelo nosso maior objetivo, que é transformar o ICS em uma autarquia! A Prefeitura só assumiu esses compromissos na Mesa de Negociação por causa da nossa pressão e mobilização. Por isso, devemos todos continuar na luta pelo ICS!