No último sábado (18), o SISMMAC foi sede da Conferência Livre Intermunicipal da Conae 2014. O vice-presidente da Associação Docente da USP (Adusp), professor César Minto, palestrou durante a mesa de abertura e fomentou o debate sobre o Eixo IV do documento da Conferência Nacional que trata da Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
O professor César Minto também resgatou o histórico das entidades representantes de trabalhadores que lutaram pela Constituição de 1988 e também por esses espaços de debate construídos pela classe a nível nacional. Minto também elencou situações da conjuntura nacional, as burocracias para se levar um projeto adiante e falta de interesse do poder público em melhorar setores estratégicos para os trabalhadores, como saúde e educação.
Eixo IV e as conferências
Os presentes levantaram diversos problemas em relação ao documento apresentado pela Conae, que não estabelece prazos para o cumprimento de diversos pontos ou, quando estabelece, as datas são genéricas e não atendem aos anseios dos trabalhadores da educação.
Durante o encontro, foi ressaltada a necessidade de intervir criticamente nos espaços formais da Conae, como as conferências municipais, estaduais e nacional. Atuar organizadamente, sem camuflar a real situação da educação no Brasil hoje, e denunciar, caso necessário, as distorções pelas quais esses espaços vem passando ao longo dos anos.
Encaminhamentos
O debate que aconteceu durante a Conferência Livre está sendo sistematizado, elencando os apontamentos que foram feitos sobre a valorização dos trabalhadores da educação. Em breve, esse material será disponibilizado para o conjunto da categoria.