• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Governo abriu consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. O magistério precisa intervir!

Governo abriu consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. O magistério precisa intervir!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Sismmac

Governo abriu consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. O magistério precisa intervir!

O chamado Novo Ensino Médio (NEM), imposto pelo governo ilegítimo de Michel Temer por meio de uma Medida Provisório, é uma tragédia anunciada para a educação pública. Em vez de resolver problemas na universalização do acesso, permanência e qualidade, ele vai aprofundar as desigualdades no sistema educacional brasileiro.

Nós, do SISMMAC, nos somamos às demais entidades da educação que estão lutando pela revogação do NEM. É muito importante que nossa categoria e toda a sociedade entenda que essa pauta está inserida em uma disputa maior no país. 

Os setores historicamente privilegiados que apoiam o NEM querem um sistema educacional mais excludente e elitista. Nós, que defendemos a escola pública de qualidade, lutamos por uma educação includente e emancipadora.

 

Você pode opinar

O governo Lula abriu a possibilidade de a população opinar sobre o Novo Ensino Médio por meio de uma consulta pública. É uma oportunidade para que as trabalhadoras e os trabalhadores da educação também possam intervir nesse processo, reforçando as mobilizações que já ocorrem por todo o país.

Para contribuir na participação das professoras e dos professores, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) disponibilizou uma cartilha com as réplicas das questões apresentadas pelo Ministério da Educação na consulta. Ali estão também análises sobre cada uma delas.

A orientação é que se você concordar com as observações da CNTE, marque a opção indicada e preencha o campo de comentários com o conteúdo que está na cartilha.

Clique aqui para acessar a consulta pública: https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio

 

E acesse aqui a cartilha da CNTE!

 

Para quem não conhece o NEM

Para quem ainda não está pode dentro dos problemas que o NEM já está causando no sistema educacional brasileiro, recomendamos o documentário “Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado”, lançado recentemente pelo cineasta e escritor argentino-brasileiro Carlos Pronzato.

Com depoimentos e análises de estudantes, lideranças estudantis, professores e pesquisadores, o filme mostra com uma grande riqueza de detalhes, os motivos pelos quais o NEM deve ser revogado. 

Carlos Pronzato foi autor dos filmes “A rebelião dos pinguins”, “Ocupa tudo” e “A escola toma partido”.

O filme sobre o Novo Ensino Médio já está no canal do cineasta no YouTube e você pode assisti-lo aqui:

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados