As professoras e professores da rede devem ficar atentos a um possível golpe. Uma empresa tem entrado em contato com as direções das escolas pedindo o número de telefone e a área de atuação dos professores lotados na unidade.
Para ter acesso a essas informações, a empresa se identifica como da organização da Bienal do Livro e diz que devido ao alto desempenho da escola ao longo do ano, a unidade foi selecionada para receber uma promoção de pacotes de livros de cada área de atuação.
Com essas informações em mãos, a empresa que aplica o golpe liga para os professores da rede e oferece um pacote de livros da área desse professor por um preço promocional. Os profissionais do magistério que vêem na promoção uma vantagem, já que a empresa afirma que são poucas as escolas selecionadas para esse programa, e realizam a compra, acabam passando ainda mais informações para a empresa, como os números do RG e CPF.
Essa situação já ocorreu em duas escolas da regional Boqueirão. Uma das diretoras entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, que informou não ter conhecimento nenhum sobre esse programa da Bienal do Livro.
A direção do SISMMAC recomenda que os professores que forneceram essas informações registrem um Boletim de Ocorrência para que essa situação possa ser revertida. As direções das escolas que receberem essas ligações devem entrar em contato com a SME e relatar o ocorrido.