Hoje é 15 de outubro, Dia do Professor! Apesar do caráter festivo da data, sabemos que quando analisamos a realidade vivida no chão da escola a única constatação possível é de que há pouco para comemorar. As trabalhadoras e trabalhadores da educação, que dedicam suas vidas à missão de educar de forma crítica os filhos de outros trabalhadores, estão submetidos a uma extensa sobrecarga de trabalho e sofrem diariamente com a falta de valorização profissional, com o pouco incentivo ao estudo e com os baixos salários.
A pesquisa divulgada pela consultoria Metas em outubro é um claro exemplo dessa desvalorização. Segundo o estudo, o salário médio de um professor da rede pública com curso superior e com, pelo menos, 15 anos de experiência não chega à metade da remuneração dos demais profissionais no Brasil.
Essa realidade, entretanto, é enfrentada com coragem por milhares de professoras e professores, que não se dão por vencidos e que não se acomodam diante dos problemas. É essa disposição de ir à luta por melhores condições de trabalho e em defesa da qualidade da educação que devemos comemorar no dia 15 de outubro!
Todas as melhorias implementadas na educação pública em nosso país – como a criação do tempo para as atividades extraclasse (permanência), definição de um piso salarial nacional, eleição para diretores e os demais mecanismos de gestão democrática – foram resultado da mobilização dos trabalhadores da educação. Com a nossa luta, e com a luta daqueles que vieram antes de nós, contribuirmos para fazer com que os próximos 15 de outubro sejam mais felizes.
Em 2012, mostramos que quem faz a educação de Curitiba merece respeito e valorização. Com nossa mobilização, barramos o Programa de Produtividade e Qualidade (PPQ) e fizemos a Prefeitura iniciar a ampliação da permanência. Isso ainda é pouco se considerarmos todos os problemas vividos em sala de aula. Entretanto, agora enfrentamos os desmandos da administração de cabeça erguida e sabemos que para contribuir com a valorização da nossa profissão e com a construção de um projeto de educação crítico e emancipador devemos seguir avançando na união e mobilização da nossa categoria!
Feliz dia do professor! Parabéns às professoras e professores que não desistem, nem se acomodam, e enfrentam com garra os desafios do magistério!