• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Feipar defende a criança de 5 anos na Educação Infantil

Feipar defende a criança de 5 anos na Educação Infantil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
educa-inf-diad

No sábado, 23 de outubro, o Fórum da Educação Infantil do Paraná (Feipar) realizou a atividade “A Educação Infantil na Rua”. A mobilização levou para a sociedade a campanha para que crianças de cinco anos permaneçam na Educação Infantil.

Durante cerca de duas horas ficaram expostos varais na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba. Crianças também puderam brincar e pintar sobre papel kraft exposto no chão da praça. Nem a garoa atrapalhou a manifestação, que teve também a brincadeira de ciranda com as crianças.

As discussões e ações em prol da criança de 5 anos na Educação Infantil terão contituidade na sexta-feira, 29 de outubro, em Telêmaco Borba, quando acontecerá um encontro regional do Feipar.

A campanha do Feipar defende que “Lugar de criança de 5 anos é na Educação Infantil”. Ocorre que muitos governos tentam se aproveitar da lei que ampliou para 9 anos o período do curso do Ensino Fundamental. Rebaixam a idade de ingresso no primeiro ano para os cinco anos de idade.

O objetivo simplista é colocar essas crianças em salas de aulas com outros 30 ou mais estudantes e, assim, reduzir a pressão pela ampliação de vagas em creches. O prejuízo pedagógico para a criança é enorme, pois nessa idade ela não está preparada para acompanhas as aulas regulares.

O senador Flávio Arns (PSDB), futuro secretário de Estado da Educação, é autor de proposição de lei para regulamentar a idade cinco anos para iniciar o ensino fundamental.

O Conselho Nacional de Educação já definiu para ingresso no ensino fundamental o limite de idade de 6 anos completados antes de 31 de março.

Posts Relacionados