• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Enquete da Prefeitura sobre a carreira: mudanças só podem ser feitas com debate a garantia de avanço

Enquete da Prefeitura sobre a carreira: mudanças só podem ser feitas com debate a garantia de avanço

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20130204_sismmaccarreira

No dia 1º de fevereiro, a Prefeitura lançou uma enquete online no Portal RH 24 horas para os servidores do município avaliarem o plano de carreira e sugerirem melhorias. Nós, profissionais do magistério, sabemos o quanto a carreira das professoras e professores da rede é defasada. Além disso, trabalhamos anos a fio sabendo que é quase impossível atingirmos as últimas referências da tabela de vencimentos.

Essa enquete deve ser usada para expormos os problemas do nosso plano de carreira. Entretanto, a categoria possui inúmeras reivindicações construídas ao longo dos anos e esse acúmulo precisa ser levado em consideração pela administração municipal.

Transparência
De nada adianta recolher esses dados se o plano de carreira não for construído com a categoria e com o SISMMAC, que representa o conjunto do magistério. A enquete não pode e não deve ser o único instrumento que a nossa categoria tem em mãos.
Além disso, qualquer mudança deverá considerar todas as perdas e distorções que o magistério teve até agora.

É preciso que nos organizemos enquanto categoria com o objetivo de construirmos um plano de carreira que contemple todos os segmentos do magistério. Também devemos cobrar que o resultado dessa pesquisa seja divulgado amplamente e que os encaminhamentos dela decorrentes sejam definidos em conjunto com os servidores.

Liberdade de opinião é restringida

A enquete também restringe a possibilidade de os servidores se manifestarem contrários ao modelo de carreira adotado pela Prefeitura até agora. Em diversas perguntas, as possibilidades de respostas são limitadas para que não apareçam as divergências de fundo.

Na pergunta sobre o PPQ, por exemplo, o servidor pode responder que o Programa não serve como um instrumento de incentivo a qualidade. Entretanto, não existe a opção de dizer que é contra o PPQ e quer que o valor da gratificação seja integralmente incorporado aos salários. O formulário permite apenas que sejam feitas sugestões de alterações pontuais, no que refere ao valor, número de parcelas ou no modelo de avaliação.

A mesma fórmula é usada na pergunta sobre a trajetória na carreira. É aberta a possibilidade para que os servidores digam que ela é insatisfatória e para que apontem os principais motivos de insatisfação. Entretanto, não é possível questionar a concepção de fundo que regula os crescimentos (vertical e horizontal) na Prefeitura. Entre as opções de resposta, não há nada sobre os crescimentos estarem submetidos à concorrência e serem limitados por um número específico de vagas.

Posts Relacionados