• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Encontros Preparatórios aprofundam o debate sobre a desfiliação do SISMMAC à CUT

Encontros Preparatórios aprofundam o debate sobre a desfiliação do SISMMAC à CUT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
encontropreparatorio_08

Nos dias 07 e 08 de agosto, aconteceram os quatro encontros preparatórios para o X Congresso do SISMMAC, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. Os encontros foram pensados para que o magistério municipal comece a se apropriar do debate sobre o movimento sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), temas que compõem um dos eixos de discussão do Congresso.

Os encontros permitiram a apresentação do texto da direção do SISMMAC, que defende a desfiliação da entidade à Central, e do texto de um grupo de professores que defende a manutenção da filiação. Ambos os textos foram publishs no Caderno de Teses do X Congresso, que será distribuído nas unidades escolares durante os meses de agosto e setembro.

A professora Raquel Soares, do CEI Érico Veríssimo, que participou do Encontro Preparatório das regionais Bairro Novo e Pinheirinho,  considera o debate de extrema importância para a categoria e acredita que é positivo o fato da discussão sobre movimento sindical retornar ao cotidiano do magistério. “Antes nós não tínhamos espaços como esse, e foi importante ser democrático, aberto para a defesa das duas teses. Os professores presentes puderam conversar mais a fundo sobre um tema que pouco conhecemos”.

Nos espaços, o magistério municipal pode conferir as posições divergentes, apontar dúvidas e se esclarecer a respeito do assunto. Durante os encontros, muitas professoras e professores levantaram que grande parte do magistério desconhece o que é a Central Única dos Trabalhadores, seu histórico e o papel que cumpria e cumpre no movimento sindical. A professora Silvana Maria da Silva, da E. M. Colombo, acredita que o debate foi bom e mostrou o distanciamento que a categoria já sentia em relação à Central. 

Para as professoras Joice Pires, da E. M. Sta. Águeda, e Rosangela Santos, da E. M. Parigot de Souza, o encontro foi um estímulo a discussão e incentivou a leitura do Caderno de Teses e a participação no Congresso. “Agora, a partir do encontro preparatório, nós vamos estudar para tomarmos uma posição”, considera Rosangela.

Pré Congresso
Durante os meses que antecedem o Congresso, a direção do SISMMAC realizará visitas nas escolas para levar o Caderno de Tese ao conjunto do magistério municipal e propor a participação no X Congresso com a eleição de delegados nas unidades escolares.

Para a professora Joice, apesar de ser um debate com o qual o conjunto da categoria se identifica, é fundamental intensificar as visitas as escolas durante o período que antecede ao Congresso, para que o tema a ser discutido chegue ao maior número de profissionais possível. “O debate precisa ser feito e é um conteúdo muito denso para acumularmos, por isso as visitas são tão essenciais”.

Já a professora Rosangela considera que outras ferramentas possam ser utilizadas para subsidiar o conjunto do magistério com informações a respeito dos temas do Congresso. “O SISMMAC deve continuar usando as redes sociais para informar, para apontar que essa discussão está sendo realizada nas escolas e que será discutida e encaminhada no Congresso”

Os encontros
No dia 07, foram realizados os encontros das regionais Boa Vista, Santa Felicidade e Matriz, na Escola Municipal Prof. Herley Mehl, e das regionais Cajuru e Boqueirão, na Escola Municipal Paranavaí. No dia o 08 ocorreram os encontros das regionais Bairro Novo e Pinheirinho, no CEI Prof. Antonio Pietruza, e das regionais CIC e Portão, no CEI Prof. Adriano G. C. Robine.

O secretário geral da Associação dos Professores da Universidade Feral do Paraná (APUFPR-SSind), Rogério Miranda, e a secretária geral do SindSaúde-PR, Elaine Rodella, participaram dos encontros preparatórios apresentando argumentos que embasam a ruptura com a política da CUT. O professor estadual Alfeo Luiz Kappelari “Cafu”, o professor da rede municipal Renato Vivan e a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, representaram a direção da CUT no debate.   

Para além dos encontros preparatórios, a realização de discussões nas unidades de ensino e a eleição de delegados são de fundamental importância para que a categoria possa escolher com qualidade quais são as melhores decisões para o conjunto do magistério.

Posts Relacionados