• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Em conferência, magistério se prepara para as eleições nas escolas

Em conferência, magistério se prepara para as eleições nas escolas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC magistério se prepara para as eleições nas escolas

O SISMMAC promoveu, na noite desta sexta-feira (4), uma conferência sobre gestão escolar democrática, preparando a categoria para as eleições de direção nas unidades da rede municipal. Para esclarecer os principais pontos do processo, foram convidados o professor. Ângelo Ricardo de Souza, da UFPR, e o assessor jurídico do sindicato, Ludimar Rafanhim.

As eleições serão realizadas no próximo mês de dezembro.

A atividade, realizada no auditório do Campus Rebouças da UFPR, contou com a presença de professoras e professores interessados em disputar os cargos de direção nas escolas ou que irão participar das mesas eleitorais.

Os convidados falaram das responsabilidades que o cargo de diretor carrega, assim como o papel de mediador que ele desempenha entre alunos, professores, servidores, pais e a comunidade escolar.

Houve espaços para debates e dúvidas sobre as regras gerais do processo eleitoral.

Para Ângelo, algo importante que os candidatos às direções devem ter é a consciência de que todas as suas decisões terão impacto no direito à educação dos alunos. “As diretoras e diretores devem incentivar a participação ativa, saber escutar e mediar os conflitos do dia a dia, assim como ocorre nas salas de aula. Nem todo bom professor é um bom diretor, mas com certeza um bom diretor foi um ótimo professor”, afirma.

Já na visão de Rafanhim, o momento que a democracia brasileira está passando torna ainda mais importante o cargo de direção escolar. “Vocês que vão se candidatar têm a responsabilidade de fazer diferente, especialmente em uma época que a nossa Democracia está sendo questionada. Por isso, muito mais do que ganhar uma eleição, o compromisso dos diretores é o de fazer uma gestão séria e honesta”, ressaltou.

Saiba mais sobre o processo de eleição de diretores das unidades

Aqui você pode conferir o artigo 15 da lei municipal que regulamenta a eleição para a direção das escolas da rede municipal. Por meio de um colegiado, é formada a mesa eleitoral, que fica responsável por organizar a escolha da nova diretora ou diretor em cada unidade escolar.

Candidatas e candidatos à direção da escola poderão assinar a carta compromisso pela gestão democrática, que pode ser lida na íntegra aqui.

 

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados