O prefeito Luciano Ducci confirmou a substituição da titular da Secretaria da Educação. Sai Eleonora Fruet e entra Liliane Sabbag.
Há dias já circulava o boato de que Eleonora pedira demissão do cargo. O motivo seria a dissensão política entre os grupos do prefeito e de Gustavo Fruet, que já estão na corrida para as eleições municipais de 2012.
E a mudança na SME não veio sozinha. Ocorreu com uma reforma no secretariado, para aproveitar a ida de quadros para o governo do estado, com Richa, e remover os politicamente afinados com Fruet.
A nova secretária da Educação Liliane Casagrande Sabbag é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), com mestrado em Administração de Empresas.
É filha do prefeito biônico Omar Sabbag (1967-1971), indicado pela ditadura militar. Ao menos há coerência na posição política da família. Liliane ocupa cargos públicos desde 1997, na gestão Cássio Taniguchi, do então PFL, partido herdeiro da antiga Arena, na ditadura, e hoje ironicamente chamado de Democratas.
Na administração municipal, Liliane atuou no Imap. Desde 2005, coordena o programa Comunidade Escola. Sua experiência é administrativa e corporativa.
Tal currículo causa preocupação a quem defende a educação pública, gratuita, democrática e de qualidade. Sugere uma tendência a que sejam privilegiados conceitos empresariais e competitivos entre professores e estudantes. Indica que haverá dificuldade na nova gestão da SME para tratar com conceitos e princípios pedagógicos. Políticas educacionais tendem a ser discutidas e definidas em gabinetes, longe do chão da escola.